Soluções para culturas

Café

Influenciando a qualidade do café

Para produzir grãos de café de alta qualidade, os produtores precisam fazer de tudo para produzir e colher a maior quantidade de grãos de peneira alta. É importante que o grãos de café amadureçam ao mesmo tempo, garantindo uma colheita de café uniforme com pouco percentual de cafés verdes na colheita. Algumas doenças como a cercosporioese dos frutos também devem ser minimizadas. Os produtores devem fazer o máximo para manutenção da qualidade do café durante o seu processamento de pós colheita para garantir grãos de melhor aspecto e sabor final.

Qualidade do café

Nutrição de plantas e a qualidade do Café

Uma boa nutrição é crítica para obtenção de altas produtividades de grãos homogêneos, e influencia positivamente a qualidade dos grãos.

nitrogênio é necessário para um bom crescimento, porém o excesso de N em estágios tardios de maturação podem comprometer o tamanho dos frutos de café.

Grandes quantidades de potássio são necessárias durante a fase de pegamento e enchimento das bagas, para maximizar o acúmulo de açúcares na baga e eventualmente o tamanho das mesmas. O potássio tem sido vinculado a melhorias na qualidade de bebida do café.

Boro foliar e qualidade dos grãos

 

cálcio mantém a qualidade do fruto e melhora a tolerância à doenças que os atacam.

magnésio e enxofre têm se mostrado eficientes na melhoria do teor de cafeína.

A cultura de café exige altas quantidades de ferro – mais de 2000 g/ha/ano para produção de plantas produtivas, fortes e saudáveis. Qualquer deficiência de ferro pode prejudicar a qualidade dos grãos.

A maioria dos micronutrientes promovem crescimento sadio e minimizam risco de ocorrência de doenças.