Estratégias de aplicação

É importante que os métodos de aplicação de nutrientes possibilitem a aplicação mais próxima possível das raízes na cana-planta e na soqueira.

Aplicação de fertilizantes sólidos

Aplicação de fertilizantes sólidos

Fertilizantes sólidos são facilmente incorporados antes do plantio. Podem também ser aplicados na superfície em estágios iniciais de desenvolvimento, antes do fechamento do dossel. No entanto, para a maioria dos solos, a aplicação em superfície de fertilizantes sólidos pode ter eficiência muito baixa para alguns nutrientes, de maneira que altas doses de fertilizantes são necessárias para suprir as necessidades das plantas.

A volatilização também pode ser significativa quando a ureia é aplicada sobrea a palhada. É preciso que isso seja levado em consideração no manejo. Fertilizantes granulados podem ser aplicados nos cortes dos sulcos feitos no solo, onde não há grande presença de palhada. Tal prática melhora a eficiência de uso do fertilizante e normalmente resulta em maior resposta em produtividade da cana-de-açúcar. 

Aplicação de fertilizantes líquidos

O fertilizante pode ser aplicado em solução no plantio por meio da pulverização direta dos nutrientes nos colmos-semente ou na soqueira. Essa pode ser uma maneira mais eficiente de aplicar nutrientes necessários no início de desenvolvimento, especialmente fósforo, boro e zinco.

Aplicação de fertilizantes foliares

A aplicação foliar é usada para suprir uma necessidade nutricional imediata ou quando as condições do solo restringem a disponibilidade de alguns nutrientes específicos. Produtos adequadamente formulados são cada vez mais importantes, assegurando assim uma nutrição equilibrada da cana-de-açúcar, principalmente em cana-soca.

Para cana-planta, a aplicação direta nos colmos ou perto dos colmos pode ser uma maneira mais eficiente para aplicação de micronutrientes.

Fertirrigação

Fertirrigação

A fertirrigação, consiste no fornecimento de nutrientes por meio da água de irrigação, faz com que o fertilizante seja disponibilizado diretamente para a planta. Sistemas de gotejamento originam uma região limitada de umidade onde as raízes apresentam pleno crescimento, sendo assim um sistema particularmente eficiente na melhoria do uso da água em regiões secas. A fertirrigação também assegura uma aplicação mais uniforme para cada brotação, fornecendo a quantidade correta de nutrientes no estágio de máximo crescimento. Em um sistema de fertirrigação é importante manter relações corretas de nutrientes para assegurar que as necessidades das plantas sejam adequadamente supridas durante o período produtivo.

Embora apenas em torno de 1% da cultura da cana é fertirrigada no mundo, essa prática oferece um enorme potencial para maximizar as produtividades e a lucratividade. Comparado com cultivos em sequeiro ou outras formas de irrigação, a fertirrigação tem um efeito importante na produtividade de cana (Figura 9). Com frequência, é uma maneira mais eficiente de aplicar fertilizante do que apenas a aplicação sólida.