Soluções para culturas

Citros

Aumentando a produtividade do citros

Altas produtividades de citros vêm do equilíbrio correto do número de frutos na árvore, assegurando que esses atinjam um tamanho e peso ideal. Uma nutrição balanceada de todos os macro e micro nutrientes é essencial para ajudar a construir uma estrutura de árvore que possa suportar essa carga de frutos, garantindo assim que os frutos atinjam o potencial produtivo, e atendam às exigências do mercado.

Nutrição das Plantas e Produtividade do Citros

N, K e Ca

Extração de macronutrientes

Nitrogênio e o Potássio são os nutrientes essenciais mais importantes para um crescimento vigoroso das plantas e obtenção de altas produtividades (Figura 3). Em torno de 2kg/ha de nitrogênio por dia são necessários durante o crescimento dos frutos. Durante a maturação, quantidades semelhantes de potássio devem estar disponíveis.

A nutrição com Cálcio também é importante, particularmente nos primeiros estágios de crescimento e ao longo do desenvolvimento dos frutos. O cálcio é o elemento mais encontrado nas folhas de citros e aplicações múltiplas durante a safra resultam em altas produtividades com alta qualidade de frutos.

Remoção de Nutrientes

Remoção de macronutrientes

As remoções de nutrientes pelos frutos mostram que nitrogênio e potássio são mais removidos que qualquer outro nutriente (Figura 4). O cálcio é o terceiro nutriente mais utilizado. É importante repor os nutrientes extraídos pelos frutos e também aqueles removidos pela poda. 
O momento de aplicação é um fator crítico, e devem ser seguidas as diretrizes do Programa de Nutricional. Normalmente, em torno de 150-250 kg/ha de N e 100-350 kg/ha de K são requeridos cada ano em pomares maduros.

Remoção de micronutrientes

Outros nutrientes

Para manter a produtividade, os elementos nitrogênio, potássio e cálcio são necessários em grandes quantidades, mas isso é apenas parte do programa de nutrição da cultura. É preciso assegurar que fósforo, magnésio, enxofre, fósforo, magnésio, enxofre, boro, ferro, manganês, molibdênio e zinco não sejam limitantes.