Soluções para culturas

Citros

Funções do cálcio na produção de citros

O cálcio é o nutriente mais extraído pela planta cítrica e um componente estrutural da parede celular, influência na regulação enzimas e fito hormônios. O cálcio também influencia o alongamento do tubo polínico e a formação da sementes. A planta bem nutrida em cálcio é mais resistente e transcola melhor os nutrientes para parte aérea.

Nitrato de Cálcio e Produtividade - Flórida

Cálcio e produtividade

O uso cumulativo de cálcio produz altos rendimentos. Isso foi confirmado em um ambiente controlado com baixo pH em experimento na Flórida, onde altas doses de cálcio aplicadas durante o crescimento das árvores, ao longo do período de oito anos, confirmaram o aumento de produtividade.

Nitrato de cálcio e nitrato de amônio

nitrato de cálcio e amônio

Nitrato de cálcio assegura rendimentos mais elevados em comparação com o nitrato de amônio. Rendimentos máximos (laranja Valência, Brasil) foram obtidos com as doses de N aplicadas em menores doses de nitrato de cálcio. Em uma série de longo ensaios, o nitrato de cálcio tem consistentemente provado ser a forma mais eficaz de fertilizantes para produzir altos rendimentos de colheita de laranja.

Rendimento dos solos corrigidos - laranjas Valência, Florida

Cálcio aumenta produtividade em solos calcariados

O uso regular de formas solúveis de cálcio é também benéfica em solos que receberam altas doses de carbonato de cálcio. Depois de sete anos de uso regular, o cálcio aumentou o rendimento de laranja em testes nos EUA em até 56%. O nutriente também tem um efeito significativo na redução de muitas desordens de fruta.

Cálcio e perda de árvore - laranjas, Flórida

Perda de árvores devido a pragas

Pesquisas de longa duração conduzidas com 3 variedades de plantas cítricas no sul da Flórida mostram que a longevidade dos pomares que utilizam nitrato de cálcio com principal fonte de nutrientes é significativamente maior do que pomares que utilizavam nitrato de amônio em parte da adubação, isso devido principalmente a menor ocorrência de doenças fungicas causadas por (Fusarium ssp) em plantas nutridas com nitrato de cálcio.

Cálcio em frutas - laranja Valência, Brasil

Calcário em frutos

Aplicações de nitrato de cálcio via solo, proporcionam maiores teores de cálcio nos frutos, que é fator determinante para a qualidade dos frutos.  

Pulverizações foliares de Cálcio e rachaduras

Rachaduras em frutos

Pulverizações foliares de cálcio reduzem danos na casca, rachamentos, colapso do albedo que são porta de entrada para doenças no fruto. Trabalhos espanhóis mostraram que duas pulverizações de nitrato de cálcio durante o verão, reduziram as lesões de casca de laranjas e tangerinas.

Efeito de cálcio nos estádios de crescimento

Estádio

Efeito do calcio

Florescimento

Melhora a retenção de folhas, de flores e o pegamento de frutos

Pegamento de frutos            

Promove produtividade e qualidade dos frutos

Crescimento e maturação de frutos

Aumenta o crescimento e vigor da arvore, garante frutos sem defeitos de alta qualidade

Pós Colheita

Mantem planta e raiz saudável e em desenvolvimento, melhora o fluxo vegetativo

Orientações Gerais para Aplicação de Cálcio

O uso anual e cumulativo de cálcio gera altas produtividades. O uso de nitrato de cálcio propicia maiores produtividades quando comparado ao nitrato de amônio. A fertirrigação usando nitrato de cálcio é uma maneira altamente eficiente de maximizar a nutrição com cálcio e produtividade. Melhorias significativas no pegamento de frutos podem ser obtidas como resultado da aplicação de nitrato de cálcio realizada imediatamente antes e durante florescimento.

Deficiência de Cálcio em Citros

Existem poucos sinais visuais de deficiência de cálcio nas folhas. As folhas podem apresentar sintomas entre as nervuras similares às deficiências de ferro e manganês, mas raramente ocorrem. Folhas com níveis de cálcio abaixo de 1,6% são deficientes, porém as plantas perdem vigor e começam a desfolhar quando os níveis de cálcio estão abaixo de 3%. 
Plantas deficientes em cálcio ficam atrofiadas devido ao insuficiente desenvolvimento das raízes, com folhagem verde escura. Os principais impactos de deficiência de cálcio são os sistemas radiculares mais suscetíveis à doenças radiculares e frutos mais propensos a rachaduras e ao colapso de albedo.