Soluções para culturas

Citros

Funções do cobre na produção do citros

O cobre afeta a fotossíntese, produção de proteínas, viabilidade do pólen e frutificação consequentemente, respiração e eficiência do uso da água em plantas de citros.

Cobre e qualidade - mandarins, Índia

Cobre e quantidade de frutos

Testes na Índia indicam que o cobre reduz a acidez e aumenta a proporção / Ácido SST em mandarins.

Cobre e vitamina C

Cobre e vitamina C

Cobre também tem a tendência para melhorar o teor de ácido ascórbico do fruto.

Efeito do cobre nos estádios de crescimento

Estádio

Efeito do cobre

Crescimento e maturação de frutos

Previne engrossamento de casca do fruto

Orientações Gerais para Aplicação de Cobre

Na cultura do citros, o cobre afeta a fotossíntese, produção de proteínas, viabilidade do pólen e portanto frutificação, respiração e eficiência de uso da água. O uso excessivo de fungicidas cúpricos pode levar à toxicidade. Análises de tecido foliar são recomendadas para checar a presença de deficiência ou toxidez.

Deficiência de Cobre em Citros

Os sintomas de deficiência de cobre são raramente observados quando fungicidas cúpricos são rotineiramente aplicados. Quando há deficiência de cobre, as folhas se apresentam verde-escuras e alargadas. O caule fica mais delgado que o normal, com aparência achatada e angular. Perecimento dos ramos e ocorrência de gomas pode ocorrer abaixo da casca mais nova nos troncos ou nos frutos. Os sintomas são mais proeminentes em plantas de citros jovens. As árvores que apresentam deficiência em cobre possuem inadequado florescimento e portanto menores produtividades. Pulverizações foliares corrigem qualquer problema transitório.