Soluções para culturas

Citros

Funções do magnésio na produção de citros

O magnésio é necessário em muitos processos nas plantas de citros, particularmente na produção de clorofila.

Magnésio e rendimento

Magnésio e produtividade

Aplicações de magnésio têm sido comprovada para aumentar o rendimento, como demonstrado em testes no Egito com laranjas.

Magnésio e Rendimento do Suco

Magnésio e rendimento do suco

Efeitos magnésio sobre a acidez e SST

Magnésio e SST

Magnésio aplicado no solo pode aumentar a acidez e diminuir a relação Nível de SST/Acidez.

Efeito do magnésio nos estádios de crescimento

Estadio

Efeito do magnesio        

Pegamento de frutos

Crescimento continuo

Crescimento e maturação dos frutos

Mantem a translocação de açucares e crescimento dos fruto

Orientações Gerais para Aplicação de Magnésio

Ensaios mostram que aplicação de magnésio na cultura do citros propicia aumentos significativos de produtividade, em grande parte devido ao aumento no peso dos frutos. Um uso adequado de Mg também impulsiona o rendimento em suco dos frutos. Uma vez que esse nutriente é necessário durante todo o ciclo, um suprimento constante é necessário. Nitrato de magnésio é a forma preferida, pois propicia a extração sinérgica de dois nutrientes essenciais para a cultura.

Deficiência de Magnésio em Citros

Folhas deficientes em magnésio possuem cloroses entre nervuras nas pontas e margens das folhas, enquanto a base do limbo foliar permanece verde. Esses sintomas são mais tipicamente visualizados em cultivares que produzem altas quantidades de sementes no fruto, os quais exigem maior nutrição com Mg, ou onde fora usado calcário calcítico ao invés de dolomítico para corrigir o pH do solo. As deficiências com Mg são mais comuns em solos intemperizados e ácidos, que são naturalmente pobres em magnésio. A extração também pode ser reduzida em solos calcários que possuem altos níveis de cálcio livre. 

Em situações que normalmente ocorrem deficiências, aplicações de magnésio no solo ou por meio de aplicações foliares são eficientes na correção dos problemas e devem ser usados como parte de um programa nutricional completo.