Soluções para culturas

Citros

Funções do manganês na produção de citros

Na produção de citros, o manganês está relacionado com a fotossíntese, uso eficiente de N, metabolismo de proteínas e ativação enzimática.

Manganês e Produtividade

Manganês e produtividade

Aplicação de manganês tanto no solo quanto aplicação foliar aumentam o rendimento em árvores deficientes. Como resultado principal aumentam o número de frutas por árvore.

Manganês e Número de Frutas

Manganês e numero de frutas

O aumento de produtividade, como resultado da nutrição de manganês, se dá principalmente devido a um maior número de frutos por planta, como pode ser visto na laranjas no Egito.

Mn e Zn combinado e produtividade

Manganês e zinco

A deficiência de manganês é frequentemente associada com deficiências de zinco e ferro. Estes são comuns em solos calcários. Na prática, a aplicação foliar combinada de Zn e Mn é muitas vezes mais eficaz em aliviar os respectivos sintomas de deficiência, que pulverizações individuais. 

Pulverizações de Mn / Zn - efeitos sobre a qualidade

Pulverizações e qualidade

Manganês, muitas vezes em associação com zinco, aumenta o conteúdo de SST da fruta. A imagem acima mostra a melhoria da qualidade de tangerinas na Índia.

Teor de manganês e vitamina C

Manganês e vitamina c

O manganês também pode melhorar o teor de ácido ascórbico do fruto. Como resultado, manganês tem pouca influência sobre a relação SST / ácido e essa combinação de açúcares e acidez produz o fruto ideal para o consumidor.

Efeito do manganês e estádios de crescimento

Estádio

Efeito do manganês

Pegamento de frutos

Assegura produtividade e qualidade dos frutos deve ser aplicado em cada fluxo vegetativo

Crescimento e maturação de frutos

Assegura a produtividade

Pós colheita

Quando necessário aplicar no fluxo vegetativo pós colheita

Orientações Gerais para Aplicação de Manganês

Deficiências severas e persistentes de manganês reduzem o crescimento, a produtividade, prejudicando o cultivo das plantas em geral. O manganês é importante para a fotossíntese, uso eficiente de N, metabolismo de proteínas e ativação enzimática. Tanto a aplicação via solo quanto a aplicação via foliar resultam em aumentos de produtividades em plantas deficientes. Isso é principalmente resultado de incremento no número de frutos por planta.

Deficiências de Manganês em Citros

A deficiência de manganês é normalmente observada em folhas jovens na forma de amarelecimento mosqueado na folha. As nervuras permanecem verdes, enquanto a área entre as nervuras ficam verde-pálidas a amarelas. Em casos extremos, pontos brancos também podem ser encontrados entre as nervuras. A prática usual é a pulverização foliar com Mn e Zn para suprir qualquer deficiência de ambos. Mn e Fe possuem forte interação; as plantas deficientes em Mn possuem alto teor de Fe e vice-versa.