Soluções para culturas

Citros

Funções do nitrogênio na produção de citros

O nitrogênio é um componente-chave de proteínas, aminoácidos, enzimas, vitaminas, clorofila e outros constituintes celulares, os quais são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Portanto, o nitrogênio é um dos nutrientes essenciais mais importantes para a obtenção de altas produtividades de citros.

Resposta do nitrogênio

Resposta ao nitrogênio

Ótima resposta-N varia de acordo com a idade da árvore. Árvores com idade de um ano geralmente requerem entre 0,05 a 0,25 kg de N/árvore. Árvores com cico a seis anos necessitam de 0,50 a 0,65 kg de N/árvore. No entanto, em anos de produção máxima de frutos até 1,0 kg de N/árvore pode ser aplicado em laranjas intensivamente cultivadas.

Nitrogênio foliar e rendimento

Nitrogênio tardio

Para repor o nitrogênio que é removido por frutos colhidos é necessário um programa anual de nutrição de N, para garantir a produtividade a longo prazo. Grande parte deste aumento na produtividade vem do aumento do número de frutos, mas melhorias no peso dos frutos também foram observadas a partir de uso de nitrogênio.

Tipo de nitrogênio

Normalmente a fonte comum de nitrogênio utilizada na cultura do citros é o nitrato de amônio, porem estudos mostram um grande acréscimo na produtividade quando a fonte onde nitrogênio utilizada é o nitrato de cálcio. (ensaios com laranja Valência no Brasil).

Irrigação e resposta de nitrogênio

Irrigação e resposta ao N

O uso correto da irrigação garante uma melhor utilização do nitrogênio. O trabalho em laranjas Valência na Flórida, mostra que uma cultura irrigada pode usar mais nitrogênio, aumentando a produtividade.

Nitrogênio e qualidade interna - Laranjas, Flórida

Nitrogênio e qualidade dos frutos

Uso excessivo de nitrogênio em uma tentativa de aumentar a produção pode ser prejudicial para a qualidade dos frutos. Juntamente com um ligeiro efeito sobre teor de SST, alto N pode também reduzir a relação SST/acidez. Além disso, o teor de ácido ascórbico do fruto é também inferior.

Nitrogênio e espessura da casca

Nitrogênio e espessura da casca

Culturas com níveis adequados de nitrogênio tem a casca mais espessa e reduz o risco de danos mecânicos e incidência de doença. O excesso de nitrogênio pode tornar a pele grossa, reduzir a produção de suco e o tamanho do fruto.

Efeito do nitrogênio nos estádios de crescimento 

Estádio

Efeito do nitrogênio

Florescimento

Aumentar o desenvolvimento e a produtividade da árvore

Pegamento de frutos

Melhora o crescimento das folhas o florescimento e o pegamento dos frutos

Crescimento e maturação dos frutos

Assegura a produtividade e melhorar a espessura da casca e a acidez da fruta

Pós colheita

Aumenta o fluxo de crescimento vegetativo

Orientações Gerais para Aplicação de Nitrogênio

Uma ótima resposta a nitrogênio varia de acordo com a idade da planta. Um programa anual de adubação nitrogenada é necessário para a reposição de nitrogênio que é removido na colheita dos frutos, visando assim, assegurar a produtividade em longo prazo. A quantidade de N é dividida normalmente em 3-5 aplicações iguais durante o crescimento da cultura e durante períodos de crescimento ativo de raízes, flores e frutos.

Deficiência de Nitrogênio em Citros

As deficiências de nitrogênio são raramente encontradas porque o N é aplicado em doses suficientes na grande maioria dos pomares de citros. As deficiência aparecem quando os conteúdos de N nas folhas caem para abaixo de 2% da matéria seca. Toda a folha (incluindo áreas entre nervuras) se torna verde-pálida/amarela e cai precocemente, e em casos de deficiência severa, o crescimento se torna desigual e atrofiado.