Soluções para culturas

Citros

Funções do potássio na produção de citros

Junto com o nitrogênio, o potássio é um dos nutrientes mais importantes para produção de citros. Ele é necessário para ativação enzimática, divisão celular fotossíntese, transporte de fotoassimilados e regulação de osmose.

Potássio em Produtividade e Qualidade

Efeito K na produtividade

O potássio tem um grande impacto no tamanho da folha e no vigor e sanidade da árvore. É também responsável pela qualidade de partes internas e externas da fruta, incluindo tamanho e espessura e coloração da casca. Testes com o sabor da laranja confirma um efeito positivo de potássio na produtividade, tamanho e qualidade da fruta. O rendimento melhorado é devido, em parte pela melhor frutificação, mas principalmente pelo aumento da fruta.

Potássio e pulverizações foliares

Aplicações foliares

Em alguns casos, a aplicação do solo K pode ser pouco eficaz, em solos de argila com alta CTC e onde níveis de Ca, Mg, Na são elevados e competem pela absorção de K. Nesta situação, pulverizações foliares devem ser utilizados para complementar as aplicações de K.

Potássio e Número de Frutos

Potássio e número de frutos

O aumento do rendimento pela aplicação de potássio é explicado em parte pelo aumento do numero de frutos por planta, como mostra trabalho em Laranja Valência realizado no sul da Califórnia.

Efeito do potássio nas doenças

Efeito do potássio no plugging

Baixas concentrações de potássio em relação a nitrogênio na folha são a causa de menos frutos comercializáveis e aumenta na incidência de doenças.

Potássio e conteúdo de suco

Potássio e rendimento do suco

A nutrição adequada de potássio influencia positivamente no tamanho do fruto, na espessura da casca e na cor da fruta. Os ensaios também confirmam um efeito positivo sobre o teor de suco em limões, limas e também em laranjas doces.

Potássio em TSS e acidez

Potássio em TSS

O potássio aumenta o teor de ácidos orgânicos no suco de frutas. Este aumento na acidez também pode reduzir a relação TSS/Ácido. Portanto, o regime K correto é importante e será diferente para a produção de laranjas doces, mandarinas ou limões ácidos.

Efeito de potássio nos estádios de crescimento

Estádios

Efeito do Potássio

Florescimento

Estabelecimento precoce da produtividade

Pegamento de frutos

Crescimento dos frutos

Crescimento e maturação de frutos

Aumenta o tamanho e teor de suco dos frutos, melhora o teor de vitamina C e distúrbios e doenças.

Pós colheita

Manutenção da produtividade e longevidade do pomar

Orientações Gerais para Aplicação de Potássio

Frutos de citros extraem mais potássio do que qualquer outro nutriente. A aplicação das doses podem ser calculadas baseando-se em análises de solo e foliar, sendo a análise de solo a mais utilizada. Doses de 300-600g K2O/árvore são geralmente aplicadas e 3-5 parcelamentos durante o ciclo de crescimento. A fase de maior extração de potássio ocorre durante desenvolvimento final de frutos e as doses aplicadas precisam ser aumentadas nessas fases.

Deficiências de Potássio em Citros

Os sintomas de deficiência visual podem variar durante o desenvolvimento da cultura. Os primeiros sintomas de deficiência de potássio podem ser manchas amarelo/bronzeadas nas margens das folhas. Tais manchas então aumentam de tamanho e avançam para o interior da folha até o momento em que as folhas ficam completamente cobertas com a mesma coloração amarelada. Rachadura nos frutos é outro sintoma de baixos níveis de potássio. Análises regulares de tecido foliar devem ser feitas para prevenir tais problemas. As aplicações de potássio resultam em folhas vigorosas e verde-escuras.