Soluções para culturas

Citros

Funções do zinco na produção de citros

A deficiência de zinco reduz significativamente o crescimento da cultura e a produtividade potencial.

Zinco e número de frutos

Zinco

A deficiência de zinco reduz significativamente o crescimento e rendimento potencial. Baixos níveis de zinco reduzem o número de frutos por planta, como mostram ensaios com laranjas no Egito.

Zinco e peso de frutos

Zinco e produtividade

Baixos níveis de zinco, embora em menor grau do que o número de frutos, reduzem o tamanho do fruto, resultando em diminuição dos rendimentos.

Aplicações no solo e foliares

aplicações no solo e foliares

Aplicações via foliar e solo são eficazes no aumento da produção. Em alguns estudos em laranja e toranja, os pesquisadores também relataram aumento no teor de suco devido a aplicação de Zn.

Zinco e SST

Zinco e SST

O zinco aumenta SST em frutas, como pode ser visto no exemplo acima, em laranjas Valência no Chile.

Zinco e Vitamina C

Zinco e vitamina C

O zinco também aumenta o teor de ácido ascórbico do fruto. Sob grave deficiência de Zn, frutas podem ser disforme e possuir baixo teor de suco - o suco presente também não tem gosto.

Zinco e perecimento do galho

Zinco e morte dos ramos

Os sintomas da deficiência aparecem pela primeira vez como manchas foliares cloróticas e/ou áreas internervais brancas com veias verdes. As folhas novas são significativamente atrofiadas e ocorrem frequentemente em rosetas porque os entrenós dos galho são encurtados. 

Efeito do zinco nos estádios de crescimento

Estádio

Efeito do zinco

Pegamento dos frutos

Manutenção da produtividade e aumento do numero de frutos

Crescimento e maturação dos frutos

Melhor a qualidade dos frutos

Pós colheita

Deve-se aplicar no fluxo foliar pós colheita

Orientações Gerais para Aplicação de Zinco

As principais funções do zinco são a ação como cofator enzimático e o envolvimento na produção de reguladores de crescimento responsáveis pela elongação de internódios e desenvolvimento de cloroplastos. A deficiência de Zn reduz significativamente o crescimento e a produtividade potencial. Baixos teores de zinco reduzem número de frutos por planta, e em menor extensão, o tamanho dos frutos, resultando em decréscimos de produtividade. Tanto a aplicação via solo quanto a foliar são eficientes em incrementar a produtividade de citros.

Deficiências de Zinco em Citros

Os sintomas de deficiência de zinco em citros surgem na forma de pontos cloróticos na folha (‘folha mosqueada’) e/ou áreas brancas entre as nervuras com as nervuras verdes. Folhas jovens são significativamente atrofiadas e com frequência ocorrem na forma de rosetas, devido aos internódios dos ramos e galhos serem mais curtos sob tal condição. O perecimento dos galhos podem ser corrigidos por meio de pulverizações foliares. A deficiência de Zn é mais comum em solos arenosos que normalmente possuem baixos níveis de zinco, e sob condições de alto pH e alta umidade do solo.

Solos nivelados mecanicamente e que possuem teores variáveis de matéria orgânica nas camadas superficiais são particularmente mais propensos a apresentar deficiência de zinco. As aplicações via solo são mais eficientes em solos de baixo pH do que em solos de alto pH. Pulverizações com zinco na folha realizadas após florescimento são mais eficientes no controle de deficiências de zinco. Deve-se usar análises foliares para analisar deficiências.