Cultivo de tomate em estufa

Apesar de a maior parte do cultivo de tomate ser realizado a campo, a produção em estufas plásticas ou de vidro têm sido cada vez mais importantes no suprimento de frutos frescos e de boa qualidade para mercados locais. Diferente dos cultivos por curtos períodos a campo, a produção de tomate em estufa pode ser mantida por até 11 meses.

Plantas em estufa são normalmente colhidas verdes e amadurecem durante o transporte e nas prateleiras. Esses frutos tendem a apresentar maior vida de prateleira, melhor sabor e maior valor de mercado que os tomates produzidos em campo aberto. As plantas são conduzidas, normalmente apenas um único fio, com galhos sendo removidos para manter uma única haste. Quando os primeiros cachos são colhidos, a cultura pode ser rebaixada progressivamente para manter um fácil alcance dos frutos. Os frutos, ou cachos de flores, são aparados com um comprimento aceitável, número e peso de frutos para o mercado. 

Altos níveis (600 a 1000ppm) de dióxido de carbono são mantidos na atmosfera da estufa para aumentar fotossíntese, a taxa de crescimento e a produtividade. Essa prática é frequentemente empregada em regiões de baixa produtividade e em sistemas de produção intensiva.

Cultivos mais intensivos em estufa são atualmente realizados com substratos (lã de rocha, ou perlita), embora em tomates cultivados em solo, ainda sejam  comuns o cultivo sob túneis.

A fertirrigação garante nutrição de maneira precisa eliminando muitos fatores de solo, os quais são difíceis de controlar em outros métodos de produção. A produção em estufa exige maiores volumes de água e os produtores precisam levar em consideração as substâncias dissolvidas e suspensas ao planejar programas nutricionais. Certos elementos ou compostos encontrados na água de irrigação podem afetar de maneira adversa o crescimento vegetal e os níveis precisam ser levados em consideração (ver tabela abaixo).

Cultivado em substrato

Cultivados em solo

Cultivado em fibras de casca de coco

Cultivado em casca de pinusProdução em estufa