Função do boro na produção de tomate

O boro está envolvido na produção de ácido nucléico e hormônios vegetais, no movimento de açúcares nas plantas, e no metabolismo de carboidratos e translocação.

Extração de Boro e N, K & Ca

Aumento na extração de Boro

Ensaio dos EUA mostram que, se há deficiência de boro, a extração de outros nutrientes, tais como nitrogênio, potássio e cálcio, é reduzido. 

Boro e produtividade

Boro e produtividade

O boro também possui um papel importante na germinação do pólen e frutificação, portanto a nutrição com boro afeta a produtividade, como demonstrado em estudos dos EUA. 

Boro e número de frutos

Boro e número de frutos

Aplicações em pré-florescimento garantem uma boa frutificação e o potencial produtivo pode ser totalmente atingido. 

Boro e peso de frutos

Boro e peso de frutos

A nutrição com boro aumenta produtividade devido ao número de frutos, e também em função do peso dos frutos, conforme pode ser visto nos ensaios do Vietnã.

Boro, Cálcio e rugosidade na pele do tomate (“russeting”)

Boro

A falta de boro, e cálcio, aumentam a incidência de rugosidade, como demonstrado em ensaios dos EUA.

Boro e vida de prateleira

(GRÁFICO)

O boro também apresenta uma influência positiva nos níveis de rachaduras e vida de prateleira dos frutos, como mostrado em ensaios dos EUA. Qualquer rachadura nos frutos pode aumentar as perdas de água e a suscetibilidade ao ataque de patógenos.

Efeitos do Boro em estágios de crescimento

Estágio 

Efeito do boro

Estabelecimento

Garantir bom crescimento vegetal

Crescimento vegetativo

Garantir que não ocorra limitação no crescimento 

Florescimento Frutificação

Maximizar pegamento de flores, desenvolvimento e frutificação

Amadurecimento Frutos maduros

Garantir amadurecimento uniforme e frutos sem defeitos

Orientações Gerais para aplicação de Boro

A deficiência de boro prejudica crescimento radicular e rompe as membranas celulares, que possuem um efeito direto no mecanismo de extração pelas plantas. Por outro lado, excesso de boro pode bloquear o transporte de cálcio, então é importante que aplicações precisas sejam feitas. O boro acumula nas margens foliares, tornando-as escurecidas. A morte das raízes ocorrem quando os níveis são particularmente altos. Solos com altos níveis de boro podem ser melhorados pela lixiviação.

Deficiência de Boro em Tomate

Em casos de deficiência severa, os pontos de crescimento das estruturas principais e laterais morrem e a cultura é perdida. As folhas mais jovens permanecem pequenas, são curvadas e se tornam deformadas. Elas possuem pontos cloróticos entre as nervuras, os quais são amarelos a alaranjados, (característica mais marcante ) e as nervuras se tornam amarelas ou púrpuras. As folhas mais velhas têm aspecto verde-amarelado.

Os pecíolos são frágeis e quebram facilmente, causando quedas na produtividade. As raízes são menores, com pontas mais grossas e necróticas. O fruto se torna não-comercializável devido às lesões em rachaduras que se assemelham a lesões causadas por vento. Os frutos podem também apresentar um bronzeamento interno ou manchas.