Função do manganês na produção do tomate

O manganês é exigido para formação de clorofila e reações de óxido-redução nas células. Ele também está envolvido na síntese de ácido ascórbico (Vitamina C).

Efeito do Manganês em estágios de crescimento

Estágio

Efeito do Manganês

Estabelecimento

Garantir bom crescimento da parte aérea

Crescimento vegetativo

Garantir que não ocorra limitação no crescimento 

Orientações gerais para aplicação de Manganês

Apesar de raramente observadas, as deficiências transitórias podem ocorrer durante períodos úmidos ou em solos arenosos com alto pH. O manganês não é muito móvel na planta e as deficiências podem ser melhor evitadas por meio de aplicações foliares. A deficiência temporária de Mn é conhecida como ‘crescimento mosqueado’ e é visto durante fluxos de rápido crescimento.

Deficiências de Manganês em Tomate

Em folhas de tomate áreas entre as nervuras desenvolvem manchas amarelas, dando um aspecto mosqueado. Todas as nervuras, incluindo aquelas muito pequenas, e uma pequena região ao redor das nervuras, permanecem verdes. Os pecíolos e as hastes podem desenvolver sintomas similares. Poucas flores ou frutos se desenvolvem se a deficiência for severa. 

Toxidez de Manganês em Tomate

A toxidez de manganês pode ocorrer na cultura do tomate cultivada em solos de baixo pH ou onde são realizadas aplicações excessivas de fertilizantes acidificantes. As hastes e pecíolos, especialmente em áreas nodais, podem apresentar lesões necróticas.