Função do potássio na produção de tomate

O potássio mantém o balanço iônico e o status hídrico na planta. Está envolvido na produção e transporte de açúcares na planta, ativação enzimática e síntese de proteínas. O potássio é também exigido para síntese de pigmentos, principalmente o licopeno.

Potássio e produtividade

Potássio e produtividade

Altos níveis de potássio garantem altas produtividades na cultura do tomate, como mostram ensaios do Reino Unido. O tomate apresenta alta exigência de potássio, são retirados da planta   2,6 a 3,6kg de potássio para cada tonelada de tomate colhida.

Potássio e maturação dos frutos

Potássio e amadurecimento de frutos

O potássio desempenha um papel importante na obtenção de frutos com alta qualidade, por determinar o teor de açúcar, assim influenciar nas características de maturação e armazenamento. Um suprimento inadequado de potássio pode causar amadurecimento desigual (ensaios do Reino Unido).

Potássio e defeitos na coloração – tecido branco

Potássio e defeitos de coloração

Níveis inadequados de potássio podem causar manchas na maturação e defeitos na coloração, como tecidos internos esbranquiçados, como demonstrado em estudos dos EUA.

Potássio e defeitos na coloração – ombro amarelo

Potássio e defeitos de coloração

Estudos nos EUA também mostram maior incidência de ombro amarelo como resultado de altas doses de potássio.

Potássio e acidez do suco

Potássio e acidez do suco

Níveis maiores de potássio na planta aumentam a acidez do fruto e no suco resultante, como pode ser observado em ensaios do Reino Unido.

Balanço N:K e podridões

Balanço de N K

A manutenção de altos níveis de potássio podem ajudar a amenizar problemas de podridões causados por altos níveis de nitrogênio, como mostram estudos dos EUA.

Efeito do potássio em estágios de crescimento

Estágio 

Efeito do potássio

Estabelecimento

Promove grande crescimento inicial

Crescimento vegetativo

Maximiza as concentrações no tecido foliar antes do florescimento

Florescimento - Frutificação

Mantém o crescimento vegetal e maximiza o número de flores

Maturação – Frutos maduros 

Maximiza altos níveis de potássio nos frutos e minimiza desordens

Orientações gerais para aplicação de Potássio

O tomate apresenta alta exigência de potássio em comparação com nitrogênio, sendo normalmente aplicados mais de 300kg de potássio/ha. O potássio é necessário ao longo da safra e é o principal componente dos frutos, sendo em torno de 250mg de potássio por 100g de frutos. É essencial manter um bom equilíbrio de potássio com magnésio e cálcio. Excesso de potássio restringe a extração desses outros cátions.

O uso de altos níveis de potássio é importante sob condições salinas para manter o crescimento vegetal.  O excesso de sódio reduz a extração e transferência de potássio na planta e assim os níveis de potássio precisam aumentar para manutenção do crescimento vegetal.

Deficiências de Potássio em Tomate

As folhas se tornam verde-escuras, com necroses brancas ou amareladas próximo à margem das folhas mais velhas. Essas manchas evoluem para áreas necrosadas marrons em torno das margens foliares. Tomates cultivados em estufas frequentemente apresentam deficiência de K no amadurecimento. O fruto também apresenta falta de firmeza e baixos níveis de grau ºbrix.