Produção mundial de tomate


Tomate

Em 2011, 159 milhões de toneladas de tomate foram produzidas, sendo que a cultura é cultivada em mais de 4,7 milhões de ha em mais de 170 países diferentes. A produção mundial total tem aumentado em mais de 35% ao longo dos últimos dez anos. O maior produtor é a China com 48,4 milhões de toneladas, seguido pela Índia com 16,8 milhões de toneladas. Os outros grandes produtores, acima de 5,5 milhões de toneladas, são EUA, Turquia, Egito, Irã e Itália.

A produtividade média mundial atualmente está em torno de 4,8 t/ha, mas as maiores produtividades são obtidas em estufas na Europa onde as produtividades podem exceder 125 t/ha em uma safra. Uma cultura de alta produtividade para produção de tomates frescos a campo com irrigação nos sulcos produz tipicamente entre 8.9 e 12,7 t/ha.

Em torno de um quarto da produção mundial total é atualmente produzida para processamento industrial. Isso é aproximadamente o dobro dos níveis de meados dos anos 1980. O consumo per capita de produtos processados é em torno de 5,58 kg/ano nos EUA até 0,09 kg/ano na Índia. Os maiores públicos consumidores se localizam nos EUA, Itália e Canadá. Cerca de 91% da produção processada se situa no hemisfério Norte.

Os maiores processadores são os EUA (principalmente Califórnia) em aproximadamente 11 milhões de toneladas, seguidos pela Itália, em aproximadamente metade desse número. Espanha, Turquia, China, Brasil e Grécia são outros grandes produtores e atualmente processam mais de 1,1 milhões de toneladas de tomate por ano.

Todo ano são exportados 4,6 milhões de toneladas de tomates frescos para Espanha e México, sendo esses os mais importantes mercados exportadores. A exportação total mundial de tomate processado inclui 3,3 milhões de toneladas de suco e 2 milhões de toneladas de massa/extrato de tomate.