Aumentando o Peso e Tamanho de Grãos de Trigo


O tamanho de grãos de trigo é determinado pela genética da planta (variedade), e pelo comprimento do período de enchimento de grãos. Tão logo a polinização ocorre, o embrião e o endosperma iniciam o desenvolvimento com o redirecionamento de fotossintatos pelas plantas e também pelo amido e proteínas previamente armazenados (nas folhas e colmos) para esses grãos em desenvolvimento.

Quanto maior for esse período de enchimento de grãos, maior será o tamanho provável dos grãos de trigo. Além do manejo de nutrientes, o tamanho dos grãos pode ser influenciado pelo manejo de água (irrigação para evitar stress hídrico), pelo manejo das doenças – o uso de fungicidas e de nutrientes para manter a área vegetal verde e reduzir a incidência de doenças proporciona melhoria na sanidade vegetal.

Aumentando o Peso e Tamanho de Grãos de Trigo

Nitrogênio

Nitrogênio

O manejo de nitrogênio tem maior impacto no tamanho e peso finais dos grãos. Aplicações realizadas antecipadamente asseguram um dossel bem desenvolvido, contendo altos níveis de carboidratos nos colmos, que são translocados para os grãos em desenvolvimento durante maturação. Isso é particularmente importante em áreas secas, onde 60% da produtividade de grãos pode ser originada desses estoques. É importante monitorar os níveis de nitrogênio na planta, assegurando que o dossel não sofra senescência antecipada, encurtando o período de enchimento dos grãos.

Fósforo

O fósforo possui uma função importante no suprimento de energia para processos vegetais. A redistribuição de carboidratos armazenados exige energia, o que torna a nutrição fosfatada importante para atingir um bom tamanho de grãos de trigo.

Tanto o fertilizante fosfatado sólido quanto o fósforo via foliar podem ser usados para melhorar o tamanho final de grãos.

Potássio

O potássio auxilia o movimento de nutrientes na planta, ao regular os fluxos de transpiração, assim como a redistribuição de minerais para as espigas, de maneira que os níveis adequados de K devem ser mantidos. O potássio também pode ajudar a evitar senescência antecipada frequentemente causadas por períodos secos durante o enchimento de grãos. Plantas deficientes em potássio não conseguem regular a transpiração adequadamente, resultando em estresses por calor e murcha. Suprimentos adequados de potássio podem aumentar o período de enchimento de grãos, propiciando melhorias no peso de grãos de trigo.

Potássio

Potássio

Manganês e Zinco

Manganês

Tanto o manganês quanto o zinco possuem funções no metabolismo de nitrogênio que causa melhoria no peso de grãos de trigo.