Sanidade


Dose Correta e Fonte de Nutrientes

 

trigo

Todas as culturas precisam 13 minerais para crescer e desenvolver. Um programa de manejo de nutrientes deve ser focado na obtenção do balanço correto desses nutrientes essenciais para um crescimento ótimo. Isso não significa que é necessária a aplicação de todos os 13, mas que o uso correto das ferramentas de análise / diagnose deve ser feito para avaliar quais desses minerais estão limitando a produtividade.

A quantidade de nutrientes exigidos irá depender de diversos fatores:

  • Produtividade da Cultura
  • Atributos ideais de qualidade
  • Fertilidade do solo, ou seja, níveis de nutrientes disponíveis
  • Tipo de solo
  • Rotação de Culturas
  • Manejo de Resíduos Culturais

A forma de aplicação do nutriente é também muito importante, uma vez que cuidados com época de aplicação e doses de nutrientes podem ser insuficientes se os produtos utilizados não disponibilizam o nutriente para as plantas. Exemplos disso seriam o uso de nitratos, sulfatos e fosfatos ao contrário de usar uréia, enxofre elementar ou fosfito. No caso dos micronutrientes, produtos foliares precisam ser bem formulados para otimizar a extração pela cultura, além de evitar danos no tecido das folhas. Esses produtos aplicados via foliar podem também ser aplicados em tanques misturados com outros produtos, portanto o estudo de sua compatibilidade também é importante (leia mais sobre Yara TankmixIT).

A aplicação mais acurada será obtida pelo uso dos produtos de melhor qualidade que são uniformes em tamanho, densidade e formulação, liberando a quantidade correta de nutrientes para cada cultura. O fertilizante YaraMila contém a relação correta de nutrientes em cada grânulo, ao contrário de fertilizantes misturados que podem ocasionar variações de acordo com a forma de aplicação, transporte e armazenagem (segregação).

As aplicações de nitrogênio devem também ser feitas usando tecnologias de última geração – o N-sensor Yara, que por meio da avaliação do dossel, é capaz de determinar o status de nitrogênio que varia com a aplicação de acordo com a necessidade da cultura, como o trigo.