Características
abril 17, 2023

O pulso da Terra nos conecta

Ao desenvolver a campanha para a nova ambição da empresa, a Yara encontrou inspiração no misterioso fato científico de que o planeta Terra tem um pulso, uma batida constante que percorre o planeta a cada 26 segundos.


Mão sobre água de rio
Mão sobre água de rio

​"Para a Yara, este pulso é o batimento cardíaco da Terra, um símbolo rítmico da vida no planeta. Ele nos lembra da conexão da humanidade com a Terra e nosso dever compartilhado de proteger a natureza. Tornou-se um símbolo de nossa ambição - Cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza", diz Juliana Xavier, Head de Gestão de Marca da Yara.

O sistema alimentar de hoje alimenta bilhões de pessoas, mas coloca muito estresse em nosso planeta. A agricultura é responsável por cerca de 25% das emissões de gases de efeito estufa e 70% do uso de água doce. Causa perda de biodiversidade e escoamento de nutrientes. Ao mesmo tempo, um terço de nossa comida é desperdiçado. A nova ambição da Yara responde à necessidade urgente de transformar o sistema alimentar.

Mudanças climáticas, clima extremo e solo esgotado ameaçam a agricultura e a segurança alimentar. Segundo a ONU, mais de 800 milhões de pessoas no mundo já passam fome.

 

Uma nova abordagem de negócios para um futuro alimentar positivo para a natureza

A empresa está trabalhando para enfrentar esses desafios, transformando seu modelo de negócios para integrar as necessidades do clima e da natureza. Entre seus esforços atuais está a ambição evoluída da Yara – Cultivar um Futuro Alimentar Positivo para a Natureza – que serve como título para nossa estratégia daqui para frente.

Outras iniciativas incluem o desenvolvimento de amônia verde e fertilizantes verdes para descarbonizar a produção de alimentos e outras indústrias de uso intensivo de energia; investir em ciência e tecnologia para otimizar a eficiência do uso de nutrientes; pressionando pela adoção da agricultura regenerativa em toda a indústria; compartilhamento pioneiro de dados e coleta de dados de campo e estabelecimento de metas científicas para reduzir as emissões.

​"Com a escala global da Yara, podemos causar um impacto positivo para mudar o sistema alimentar e temos a responsabilidade de agir. Todos devemos fazer melhor para produzir e distribuir alimentos nutritivos para todos, restaurar nossos solos e reduzir as emissões enquanto devolvendo ao planeta mais do que tiramos. Isso é o que significa positivo para a natureza", diz ela.

Por mais de um século, a Yara tem colaborado com gerações de agricultores, inovando, desenvolvendo soluções e compartilhando conhecimento agronômico para alimentar o mundo.

​"A Yara trabalha com mais de 20 milhões de agricultores em todo o mundo. Compartilhamos conhecimento e fornecemos soluções para uma agricultura melhor e mais sustentável. batendo sob a superfície da Terra, achamos um belo tema para nossa campanha", diz Xavier.

 

O pulso - um fato científico

A cada 26 segundos, um pulso da Terra é capturado por estações sísmicas em todo o mundo.

Lars Eivind Augland, professor associado do Departamento de Geociências da Universidade de Oslo, explica que o pulso consiste em microtremores regulares na crosta terrestre.

​"O pulso é um dos poucos sinais gerados regularmente, com clareza e precisão. Não está claro qual pode ser a causa, mas existem várias explicações possíveis, incluindo ondas oceânicas, vulcões e aumento e liberação de pressão na água por rachaduras preenchidas em camadas sedimentares abaixo do fundo do mar", explica Augland.

​“É notável que esses tremores ocorram regularmente e continuem por tantas décadas”, ressalta.

 

Conectando-nos - local e globalmente

Os sinais de pulso são mais evidentes na África Ocidental, América do Norte e Europa. Ainda assim, eles podem ser registrados como um pulso em sismômetros em todo o mundo.

​“É comovente e revelador que um fenômeno local possa ser sentido globalmente. O pulso da Terra nos conecta ao planeta e uns aos outros”, diz Juliana Xavier.

​"É impossível para a Yara alcançar nossa ambição sozinha. Esperamos que o batimento cardíaco da Terra inspire todos que desejam se unir e se mobilizar para um futuro alimentar melhor, sejam eles funcionários da Yara, agricultores, empresas de alimentos ou governos. Todo batimento deve nos lembrar que devemos colaborar urgentemente para cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza", diz ela.