Releases corporativos

Fertilizante salva vidas, você sabia?

outubro 13, 2020

No Dia Mundial do Fertilizante, celebrado hoje, entenda como ele tirou milhões de pessoas da fome e hoje é parte da solução para as mudanças climáticas  

 

Desde a sua invenção, os fertilizantes vêm ajudando não apenas a cultivar mais alimentos, mas, principalmente, a salvar vidas. De acordo com o levantamento da AperionCare, disponível em:  https://aperioncare.com/blog/inventions-life-expectancy/, os fertilizantes desde sua descoberta, em 1909, já salvaram bilhões de vidas – e figuram entre as principais inovações criadas pelo homem em toda a nossa história, ao lado de vacinas e grupos sanguíneos. Os fertilizantes minerais proporcionaram a expansão da agricultura tanto em produtividade como em novas áreas, contribuindo para tirar milhões de pessoas da pobreza e da fome.

Assim como o ser humano precisa dos nutrientes adequados para crescer saudável, o mesmo ocorre com a planta. O nitrogênio, por exemplo, ajuda no desenvolvimento vegetal, o fósforo no armazenamento e transferência de energia, enquanto o potássio atua no uso eficiente da água. O fertilizante mineral é o grânulo que reúne esses e outros nutrientes essenciais para a vida. Além de melhorar a qualidade do solo, também é capaz de otimizar o rendimento, aumentar a eficiência de uso da terra e mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Seu uso aumenta, significativamente, a qualidade dos alimentos. E alimentos bem nutridos resultam em pessoas bem nutridas.

Em 2050, o mundo precisará de 70% mais alimentos do que temos hoje. A chave para alimentar o futuro é aumentar a produtividade agrícola, em harmonia com o meio ambiente. A reposta para esse desafio é uma só: eficiência, e ela abrange os fertilizantes, que já são responsáveis por alimentar quase 50% da produção mundial.

Para a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, sem a adição de fertilizantes, o rendimento das safras e a produtividade agrícola seriam significativamente reduzidos, colocando em risco a segurança alimentar. “Para garantir altas produtividades e alimentos ricos em nutrientes, precisamos repor ao solo os nutrientes absorvidos e exportados junto à esses alimentos. O segredo é obter um equilíbrio correto, através do uso racional de fertilizantes, garantindo assim plantas bem nutridas que proporcionem alta produtividade e qualidade de um modo sustentável”, afirma Guilherme Schmitz, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento e Agronomia da Yara Brasil. Com conhecimento e experiência centenária na produção e aplicação de nutrientes para as plantas, a empresa defende que a agricultura sustentável é parte da solução para as mudanças climáticas, e os fertilizantes ocupam papel de destaque neste cenário.

 

Confira 10 motivos que reforçam a importância do uso do fertilizante no campo:

  1. São vitais para a nutrição equilibrada das culturas;
  2. Complementam os nutrientes do solo e suprem as deficiências das culturas;
  3. Supre a necessidade das culturas, proporcionando maior rendimento e qualidade de colheita;
  4. Proporciona alimentos mais ricos em nutrientes para a população;
  5. Auxiliam os agricultores a se adaptarem às mudanças climáticas e a lidarem melhor com os problemas de escassez de água;
  6. São essenciais para intensificar de forma sustentável a agricultura em terras aráveis;
  7. Ajudam a prevenir a degradação e a desertificação do solo, melhorando a saúde como um todo;
  8. São responsáveis por 50% da produção mundial de alimentos.
  9. Os fertilizantes à base de nitrato são a opção mais eficiente e ambientalmente responsável, porque reduzem as emissões de gases;
  10. Sem fertilizantes, a agricultura precisaria de mais 1,1 bilhão de hectares de terras;

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.