Características
agosto 02, 2024

Como o Plano Safra 2024/2025 promove a sustentabilidade e inovação no campo?

De: Yara Brasil

Em sintonia com posicionamento adotado pela Yara nos últimos anos, o governo busca priorizar a sustentabilidade na produção de alimentos, sem deixar de lado a produtividade e a lucratividade do agricultor.


Pessoas na lavoura de soja
Pessoas na lavoura de soja

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

 

O governo federal anunciou, recentemente, os valores e regras para o Plano Safra 2024/2025. Tido como uma fundamental iniciativa na transformação do sistema de produção de alimentos e fomento do agronegócio brasileiro, a nova edição prioriza as práticas agrícolas sustentáveis, sem deixar de lado o foco na produtividade. A abordagem do governo se mostra alinhada a uma postura adotada cada vez mais pela Yara, onde o foco é usar o conhecimento científico acumulado durante mais de um século para oferecer soluções agrícolas de alta eficiência, conectadas com práticas agrícolas sustentáveis.

O novo Plano Safra, anunciado em julho de 2024, introduz incentivos para práticas agrícolas mais sustentáveis, oferecendo uma redução de até 1% na taxa de juros do financiamento para produtores que adotarem medidas capazes de mitigar o impacto ambiental na produção de alimentos. Esse é um passo importante do governo no sentido de impulsionar os produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade, revertendo em benefícios para toda a cadeia de alimentos e a sociedade.

Além do desconto de 0,5% na taxa de juros para quem tem o CAR aprovado, outros 0,5% de desconto são concedidos para práticas sustentáveis adicionais, totalizando uma redução total de 1% nos juros. Este é um dos modos encontrados pelo governo para aumentar as ações de mitigação das mudanças climáticas e a conservação dos recursos naturais, ajudando a promover uma mudança de mentalidade no campo, para uma transição produtiva sustentável e a diversificação da produção, essenciais para a resiliência econômica e climática dos produtores.

O Plano Safra 2024/2025 vai além dos juros e também incorpora medidas de sustentabilidade ambiental, como o Programa para Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro). Este programa financia práticas sustentáveis, como a recuperação de áreas e pastagens degradadas e a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-florestas. Essas e outras medidas são essenciais para a descarbonização da cadeia de alimentos e estão diretamente ligadas com o conceito de agricultura regenerativa, um dos principais pilares da Yara em busca da sustentabilidade do campo. Pela primeira vez, o governo entende a importância de apoiar ações capazes de restaurar a biodiversidade e a saúde do solo, contribuindo com o futuro do agronegócio.

Outro ponto importante do programa está na capacidade de tornar o Brasil um país ainda mais competitivo no cenário mundial, uma vez que essas práticas agrícolas regenerativas são vitais para atender às expectativas dos países importadores do agro brasileiro, aumentar a rentabilidade do produtor rural na comercialização da safra e contribuir para a transformação ecológica do mundo.

O Plano Safra 2024/2025 ainda inclui o programa Ecoforte, com o maior valor histórico de R $100 milhões, destinado a apoiar projetos de redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica. Este valor beneficiará 40 redes e 30 mil agricultores familiares.

 

Apoio à Agricultura Familiar

Com um olhar atento às demandas dos agricultores, o Plano Safra 2024/2025 destina R $76 bilhões para o crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A agricultura familiar é vital para a produção de alimentos no Brasil e, com esses novos recursos, espera-se um aumento significativo na produção, com menor esforço e maior eficiência.

O programa ainda destina R $400,59 bilhões para o financiamento da agricultura e pecuária empresarial, incluindo grandes e médios produtores rurais. Este montante representa um incremento de 10% em relação ao ciclo anterior, com R $293,29 bilhões para custeio e comercialização e R $107,3 bilhões para investimentos.

 

Contribuição da Yara para o sucesso do agronegócio

O posicionamento adotado pelo governo com enfoque na agricultura sustentável está em sintonia com o que a Yara vem fazendo nos últimos anos. A companhia investe continuamente em pesquisa para desenvolver fertilizantes de alta eficiência e com baixa pegada de carbono. Estes produtos são capazes de melhorar a rentabilidade e a produtividade da lavoura, ao mesmo tempo em que colaboram para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, seja durante a produção ou a aplicação, em diversos cultivos.

Com um portfólio completo de soluções agronômicas avançadas, a Yara promove a sustentabilidade e a eficiência na produção agrícola. Apostando na digitalização do agro nacional, uma das bandeiras defendidas do atual Plano Safra, a Yara desenvolve uma série de ferramentas digitais capazes de auxiliar os agricultores no planejamento da produção. O AtFarm, por exemplo, usa imagens via satélite para monitorar a lavoura, enquanto o Sistema de Recomendação de Nutrição de Plantas permite desenvolver protocolos personalizados de adubação baseados em análises de solo, com foco em otimizar o uso e a aplicação dos fertilizantes. Isso resulta em economia de tempo e recursos, melhorando significativamente o manejo da lavoura.

O Plano Safra se mostra como uma oportunidade para que o agricultor planeje sua produção e alcance maior lucratividade. Por isso, indo além dos programas governamentais, os agricultores precisam cuidar do investimento na lavoura, por exemplo, incorporando um seguro rural ao negócio, ou ainda buscando outras alternativas de investimento.

Com foco na inovação e no agricultor, a Yara criou o Taló, um fundo com linhas de crédito extra, prazos estendidos e plataforma totalmente digital, que oferece um processo ágil e sem burocracias. Criado há dois anos, o fundo já beneficiou mais de 500 clientes e disponibilizou mais de R $1 bilhão em financiamentos. O fundo é resultado de uma parceria com a Farmtech, maior fintech do agro no Brasil, e entrega praticidade e dinamismo na gestão financeira.

Com a clara missão de transformar a agricultura brasileira, promovendo a sustentabilidade e aumentando a produtividade, o Plano Safra 2024/2025 é um importante indutor de investimentos no campo.

O novo Plano Safra reforça a importância da sustentabilidade para a produção de alimentos e a Yara compartilha desse objetivo, ciente de seu importante papel rumo a posicionar o Brasil como um modelo global de agricultura regenerativa e altas produtividades. Desse modo, a ambição da Yara de cultivar um futuro alimentar para a natureza se mostra, mais do que nunca, em sinergia com os objetivos do agronegócio brasileiro.

Quer saber mais sobre os produtos Yara ou sobre nossas opções de financiamentos na compra de fertilizantes? Acesse nossos canais digitais ou contate o consultor comercial da sua região.