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janeiro 08, 2024

Yara aposta na comunicação dinâmica e inovadora para pautar o futuro do agro

De: Yara Brasil

No cenário global contemporâneo, o agronegócio enfrenta desafios complexos que demandam soluções inovadoras e eficientes para garantir uma produção sustentável e capaz de suprir as necessidades crescentes da população


Mulher na ajoelhada na plantação de algodão
Mulher na ajoelhada na plantação de algodão

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No cenário global contemporâneo, o agronegócio enfrenta desafios complexos que demandam soluções inovadoras e eficientes para garantir uma produção sustentável e capaz de suprir as necessidades crescentes da população. Parte da responsabilidade da Yara em promover as melhores práticas agrícolas está, justamente, em uma comunicação eficiente, capaz de abraçar a recente digitalização do mercado e entregar resultados robustos para o mercado. Esta foi a meta que direcionou os esforços da equipe de comunicação durante 2023 e deve seguir como a principal diretriz de uma série de novidades que a empresa seguirá explorando em 2024.

 

Para entender como a Yara vem liderando um novo jeito de comunicar para o agro, conversamos com Lucas Martins, gerente de comunicação comercial e e-commerce da Yara Brasil. Ele comenta sobre as iniciativas que colocaram a companhia no centro da discussão sobre a digitalização do agro e as estratégias para tornar a comunicação com o mercado ainda mais ágil, integrada e eficiente, gerando valor aos clientes e ao setor.

 

Como a Yara enxerga a comunicação para o agro em 2024?

 

LM - Esse ano traz importantes desafios para o mercado como um todo. Sendo assim, uma boa comunicação é o alicerce para construir bons resultados frente às adversidades. O primeiro ponto, acredito, é continuar apostando na inovação, sem perder o foco no produto. Nosso time pesquisa continuamente novas ferramentas e formatos para criar e gerenciar comunicação, sempre visando entregar um produto final mais conectado com nossos objetivos comerciais e corporativos. O segundo ponto está em seguir equilibrando os investimentos entre as ações offline e o digital, usando as redes sociais e demais ferramentas e tecnologias que otimizem os investimentos em marketing. Por fim, queremos manter toda nossa estratégia centrada no cliente, entendendo suas demandas e dificuldades para uma comunicação cada vez mais humanizada e eficaz.

 

Falando no uso da internet, qual o papel do ecommerce Yara para sustentar essa abordagem?

 

LM - Sempre priorizamos facilitar o acesso aos nossos produtos e apoiar o cliente na sua jornada de compra, de ponta a ponta. O ecommerce é vital nesse sentido, uma vez que disponibiliza todo o portfólio de soluções agrícolas da Yara, de forma facilitada. O produtor rural, de qualquer local do Brasil, pode acessar o site, conhecer nossos programas nutricionais e adquirir insumos para a lavoura de forma simples e objetiva. Ele ainda conta com apoio do nosso time de vendas online que oferece maior segurança e atendimento personalizado durante a compra, além de contar com ferramentas exclusivas, como o sistema de recomendação nutricional, capaz de gerar desde recomendações básicas até personalizadas, que otimizam o uso de nossos produtos. O agro é um mercado diferenciado, e uma plataforma de E-commerce voltada a produtos de alta performance que reúne uma jornada facilitada, faz toda a diferença no planejamento e rotinas de compras das propriedades.

 

Isso é parte da estratégia da Yara de incentivar a digitalização do agro? De que forma o setor está se adaptando a essa realidade?

 

LM - Todo o perfil do agro está mudando. Uma pesquisa da McKinsey apontou que o perfil do agricultor brasileiro está mais jovem, por volta dos 40 anos. Os dados mostram que eles estão usando mais a internet, tanto para planejar e operacionalizar o negócio, como para se comunicar e também comprar insumos. E é lá que precisamos estar. Estamos em um mercado com muita tecnologia, em todos os sentidos, e que deve crescer ainda mais nos próximos anos. E isso envolve comunicação. Por isso, nossa abordagem para falar com o mercado tem seguido as principais tendências globais em comunicação, explorando novos formatos e tecnologias. A Yara tem sido pioneira nesse sentido e tem obtido resultados positivos. Exemplos disso são o projeto Ynfluencers e o Radyô, duas novidades que começaram em 2023 e que chamam a atenção, inclusive de grandes players do agro que já estão copiando a ideia.

 

Conte mais sobre essas duas iniciativas e como elas dinamizam a comunicação do agro?

 

LM – De olho nos movimentos do mercado, a Yara resolveu apostar na sua própria equipe de colaboradores para criar conteúdo diferenciado para as redes sociais. Assim nasceu o projeto Ynfluencers, que reúne especialistas de diversas áreas da companhia que criam conteúdos altamente relevantes e conectados com a realidade do produtor rural, valorizando nossa marca e produtos. A equipe vive diariamente a realidade do campo e cria postagens para Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok sobre diversos temas, que englobam programas nutricionais, dicas de manejo, segurança, uso de novas tecnologias e até ciência de dados. Não se trata de inventar um novo modo comunicar ou inovar sem planejamento. Tanto é que dados comprovam a importância dessa abordagem no agro. Segundo pesquisa de 2022, realizada pelo YouPix, empresa referência no setor de influenciadores digitais, 76% dos consumidores compram produtos recomendados por influenciadores, e 69% das lembranças de anúncios vem de publicidades feitas por influencers. O levantamento ainda aponta que nos próximos 5 anos, 1 bilhão de pessoas vão se identificar com os criadores de conteúdo. Para grandes empresas, desenvolver esse skill nos colaboradores é fundamental para fortalecer presença regional, principalmente pela rede de relacionamento local que o colaborador mantém.

 

Ao mesmo tempo, o Radyô é uma iniciativa que coloca a mensagem da Yara exatamente onde o consumidor está. De modo inédito no mercado, a companhia aliou-se com uma startup brasileira especializada em campanhas para a rádio. A plataforma utiliza dados para mapear as melhores opções de inserções, setorizando por público, nível de audiência e região. O processo é 100% digital e a plataforma não só indica a melhor rádio para anunciar, como auxilia em toda a criação do spot e a negociação, facilitando o processo de campanhas para rádio. Isso é importante, uma vez que o veículo é fundamental em diversas regiões do país. Uma pesquisa da Kantar Ibope Media apontou que o rádio é ouvido diariamente por cerca de 83% das pessoas que habitam as 13 principais regiões metropolitanas do Brasil. É um potencial enorme que estamos explorando em todo o país. O serviço, oferecido aos canais parceiros, representa um ganho tempo, acesso a comunicação massiva e leva eficiência operacional, uma vez que não é necessário deslocar-se até uma ou mais rádios e ainda oferece100% de suporte na criação remota das campanhas.

 

A tecnologia está mudando o setor de comunicação. Como a Yara vem incorporando isso em seu plano de marketing?

 

LM - As possibilidades são imensas. Nesse sentido, já estamos explorando novas possibilidades para 2024. Uma delas, refere-se ao lançamento de nosso Videocast, chamado “Cultivando Prosa”. Anunciado recentemente, ele trará uma série de temas de interesse do mercado e dos agricultores com diversos especialistas da Yara. Isso é um avanço importante para a comunicação comercial, uma vez que um relatório de 2023 da Nielsen aponta para este formato como uma das principais mídias para 2024, com possibilidade de alto engajamento com o público e grandes resultados de marketing. Além disso, temos feito importantes avanços no uso IA para a criação de campanhas e para gerenciar a interação com nossos clientes em todos os canais digitais, o que complementa uma abordagem omnichannel que temos construído continuamente.

 

Focando em 2024, quais as ambições da Yara em termos de comunicação com o mercado?

 

LM - Muitas e as melhores. O mercado está cheio de oportunidades e as diversas tecnologias são uma poderosa aliada para criar novas e ousadas maneiras de se conectar com o público. O DNA inovador da Yara nos impulsiona a fazer comunicação para o agro de um modo diferenciado. O que perseguimos incansavelmente é ir além dos benefícios dos nossos produtos e programas nutricionais, nosso objetivo é trazer outros valores vitais para a companhia, como sustentabilidade, prosperidade e segurança alimentar. Nossa ambição é que nossos clientes compreendam que nossos produtos entregam alta produtividade e rentabilidade, de forma sustentável. E que nós, como Yara, promovemos práticas agrícolas mais responsáveis para o planeta e as pessoas. Essa é a mensagem que permeia toda a nossa comunicação e representa nosso maior desafio para 2024. Só assim podemos nos conectar com os desejos dos agricultores e garantir a segurança alimentar do planeta com ética e responsabilidade. Já fizemos muito, mas ainda tem muito mais por vir. Se depender de nosso time, 2024 será um ano de grandes resultados.