Releases corporativos

Yara atinge meta de sustentabilidade e utiliza apenas energia elétrica renovável em suas operações em 2024

July 04, 2025

Transição é um marco na jornada de descarbonização da companhia, que pretende ser absolutamente neutra em todo o mundo até 2050.

São Paulo, julho de 2025 – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia que atingiu sua meta de sustentabilidade reduzindo as emissões absolutas do escopo 2, utilizando apenas energia elétrica oriunda de fontes renováveis em suas cerca de vinte unidades no ano de 2024.

“Cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza é a nossa ambição, e isso começa com um trabalho extenso de avaliação e reestruturação dos nossos processos, que deve levar a neutralidade das nossas emissões de carbono, em linha com nossas metas globais”, comenta Lara Tera, Gerente de Gestão de Energia. “Esse movimento só é possível pelas condições únicas para a transição energética que o Brasil oferece, com ampla disponibilidade de fontes renováveis e custos competitivos”, completa.

A transição se deu pela contratação de 40 MV médios em energia renovável, com certificação internacional I-REC, que garantiu um suprimento limpo e confiável para todas as unidades sem gerar impacto nas operações. O movimento é parte da estratégia desenhada para fazer com que a companhia atinja suas metas globais de sustentabilidade, em especial a de reduzir em 30% as emissões absolutas dos escopos 1 e 2 até 2030, neutralizando completamente as emissões até 2050.

Visão de futuro

A companhia deve manter o padrão de utilização de energia elétrica renovável em suas operações enquanto amplia seu impacto positivo buscando projetos de eficiência energética nas plantas e substituindo combustíveis fósseis nos processos fabris.

Em 2023, a Yara fechou um contrato de fornecimento de biometano - um biogás purificado e originado com resíduos de cana-de-açúcar, que pode, sem esforço adicional, substituir o uso do gás natural - com a Raízen. Este insumo já é utilizado para a produção de amônia renovável na fábrica da Yara de Cubatão, São Paulo. A amônia renovável, um insumo com redução de 75% na pegada de carbono em comparação ao mesmo produto de matriz energética fóssil, por sua vez, é matéria-prima de fertilizantes nitrogenados e soluções industriais com uma menor pegada de carbono. 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização. 

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli

yara@inpresspni.com.br