Releases corporativos

Estudo conduzido pela Yara revela alta eficiência de fertilizante foliar com extrato de algas no incremento da retenção da florada e frutos em citrus

setembro 26, 2023

Solução apresentou elevada eficácia no aumento da produtividade de laranjeiras, mesmo com a ocorrência de estresse hídrico e altas temperaturas em períodos críticos.

São Paulo, setembro de 2023 – Dedicada a iniciativas que colaborem para o desenvolvimento de uma agricultura regenerativa, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, apresenta os resultados de um experimento que pode auxiliar os agricultores de citrus a aumentar a produtividade mesmo em condições climáticas adversas, tais como seca e altas temperaturas.

A produção citrícola do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, principais regiões de cultivo de laranja do país, vêm sofrendo perdas nos últimos anos devido às mudanças climáticas, caracterizadas principalmente pelo aumento da radiação luminosa e da temperatura do ar nos pomares. A ocorrência destes extremos climáticos provoca a queda dos botões florais, e principalmente de frutos no período de formação. Estima-se que a redução na produção devido a queda prematura de frutos seja, em média, de 30 milhões de caixas (40,8 kg) por ano.

Em busca de soluções que amenizem os efeitos causados por estas condições adversas, um estudo conduzido por pesquisadores da Yara International, Yara Brasil, junto com o professor doutor Danilo Ricardo Yamane (IMESB/UNIARA/GCONCI/Yield Consultoria), realizado em uma fazenda experimental na região de Bebedouro-SP, analisou os efeitos da aplicação de formulações foliares contendo extrato de algas na produção e qualidade de laranjeiras. Para isso, ao longo de três safras (2019 a 2022), foram avaliados diferentes fertilizantes foliares contendo nutrientes e extrato de algas.

Entre as descobertas, considerando as 3 safras avaliadas, estão:

• aumento da resistência das laranjeiras às condições extremas de estresse hídrico e altas temperaturas;
  • maior número de frutos retidos após o período de queda fisiológica, cerca de 2,2 vezes mais;
  • acréscimo em produtividade, que passou de 57,5 t de frutos por ha para 88,3 t de frutos por ha, representando aumento significativo de 54% de frutos colhidos.

“Por meio dos estudos realizados, conseguimos comprovar a eficiência da combinação de nutrientes com o extrato de alga aplicado via foliar, tanto para o incremento da fixação de flores e dos frutinhos, bem como para o aumento significativo da produtividade, amenizando os estresses climáticos adversos à planta, ocasionados por altas temperaturas e deficiência hídrica. Os resultados reforçam a importância do desenvolvimento de pesquisas e inovação como um dos pilares estratégicos da Yara para aprimorar as tecnologias em nutrição de plantas e as soluções ambientais”, afirma Franz Hippler, Gerente de Pesquisa da Yara International, localizado na Alemanha.

O extrato de algas utilizado é proveniente de processo de extração no qual foi possível preservar compostos importantes para as plantas como aminoácidos, fitormônios e principalmente polissacarídeos, tidos como um dos mais relevantes no conteúdo desse extrato. O produto faz parte de uma linha de soluções nutricionais que inclui compostos orgânicos com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas e mitigação de efeitos dos estresses abióticos.

“Dentre várias outras estratégias avaliadas no campo, o que incluiu a aplicação foliar de caulim processado (“protetor solar”), hormônios vegetais, nutrientes, e, inclusive, práticas de anelamento das pernadas principais das laranjeiras, somente o uso da combinação de nutrientes associado ao extrato de alga via foliar, representado no fertilizante, possibilitou incremento estatisticamente significativo da fixação dos frutos e da produtividade. A formulação da Yara apresenta-se, portanto, como nova ferramenta tecnológica potencial na busca por altas produtividades, sob condições climáticas adversas, contribuindo para a manutenção da sustentabilidade econômica da atividade citrícola, diante dos novos desafios impostos ao setor”, afirma Prof. Dr. Danilo Ricardo Yamane, (IMESB/UNIARA//GCONCI/Yield Consultoria).

O estudo teve também a colaboração de Erico Corneta, pesquisador da Yara Brasil. As comprovações apresentadas reforçam a estratégia de negócio da companhia, focada no desenvolvimento de novos produtos e soluções de alto valor agregado para o aumento da produtividade, rentabilidade dos cultivos e regeneração da natureza.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

InPress Porter Novelli

yara@inpresspni.com.br