Rendimento triplicado através da saúde do solo e nutrição
Nos últimos quatro anos, o agricultor queniano de milho Philip Kipkorir triplicou sua produção e melhorou a saúde de seu solo. Sua fazenda tornou-se um exemplo para os agricultores que querem aprender mais sobre agronomia.
Kipkorir mora com sua esposa e três filhos em North Rift, parte do Quênia, na região de Kongasis. Perto de sua fazenda fica um Centro de Excelência da Yara. O centro trabalha com agricultores para compartilhar conhecimentos agronômicos e fornecer soluções que melhorem o rendimento. O programa é liderado por agrônomos da Yara.
Melhores práticas para melhores resultados
Kipkorir explica que, ao colaborar com a Yara, ele melhorou suas práticas agrícolas. Sua colheita tornou-se mais resistente à seca, que é um desafio crescente devido às mudanças climáticas.
– “Juntos, nos concentramos em três coisas em particular. Como plantar, como usar fertilizantes e quando aplicar o produto. Apenas com essas três etapas simples, passei de 15 a 20 sacas por acre no primeiro ano para 40 a 45 sacas por acre quatro anos depois. Minha próxima meta é chegar a 50 sacas”, diz Kipkorir.
Mudar para práticas agrícolas mais regenerativas e melhores fertilizantes tem sido crucial para melhorar a saúde do solo e aumentar os rendimentos. Até recentemente, o solo era continuamente arado, deixando-o sem minerais.
– “Os fertilizantes anteriores que usávamos eram altamente acidificantes e não tinham micronutrientes. Nossos rendimentos eram baixos. Os fazendeiros estavam perdendo a esperança por causa da fome. Os fertilizantes da Yara são menos acidificantes e muito melhores para o solo e o meio ambiente. O valor do pH no solo agora é significativamente melhor – eu posso realmente ver a diferença”, diz Kipkorir.
“Costumava conseguir 15 sacas de milho por acre. Agora, o rendimento é de 45. Essa é a diferença entre a pobreza e uma vida boa”.
Compartilhamento de conhecimento em toda a região
Em colaboração com Yara, Kipkorir organizou visitas à sua fazenda para compartilhar inspiração e conhecimento sobre como melhorar o rendimento com outros agricultores. A primeira visita foi marcada na fase de empenamento da produção do milho e a outra na fase de enchimento do grão. Cerca de 500 agricultores locais compareceram em cada um dos dias de campo de Kipkorir.
– “Com cerca de 4.000 agricultores na região, é seguro dizer que a cooperação com o Centro de Excelência da Yara realmente aumentou o padrão de vida não apenas para minha família, mas para toda a região”, diz ele. “Costumávamos ser pobres e não achávamos que nossos filhos poderiam ir à escola. Com o aumento da produtividade, meus filhos agora podem ir à escola, ter roupas adequadas e ter um futuro melhor”, diz Kipkorir.