Rotten Egg Smell

Cheiro de ovo podre

O que é o gás H₂S ou gás de esgoto?

Se você detectar cheiro de ovo podre em seu bairro ou em sua casa, é provável que esteja na presença de sulfeto de hidrogênio (H₂S). O H₂S é proveniente de estações de tratamento de esgoto, estações elevatórias e redes coletoras de esgotos. Também conhecido como gás de esgoto, que é extremamente tóxico para os seres humanos.

Se suas operações são objeto de queixas sobre odor, entre em contato com nossos especialistas!

A presença de sulfeto de hidrogênio em um esgoto muitas vezes é descoberta como resultado de reclamações de moradores em locais que sofrem com problema de odor. O Nutriox™ oferece um conjunto de produtos e serviços que irão ajudá-lo a lidar com esse problema de cheiro de ovo podre da melhor maneira possível e, assim, reduzir os problemas de odor causados ​​à comunidade local. 

A equipe de especialistas da Yara oferece suporte técnico, incluindo pesquisas no local e monitoramento de sulfeto de hidrogênio, o que significa que eles podem recomendar um programa de tratamento adequado à sua situação. Você só vai dosar o que precisa, no lugar certo e na hora certa. Também oferecemos telemetria on-line, assim você pode controlar o local de dosagem remotamente, e equipamentos de armazenamento específicos do local para o produto.

H₂S: De onde ele vem?

O sulfeto de hidrogênio é produzido através de atividades biológicas no esgoto ou nas próprias estações de tratamento de esgotos. H₂S vem da fermentação anaeróbica (sem oxigênio) de matérias orgânicas encontradas em águas residuais. Dentro de um tubo, se houver falta de oxigênio, os micro-organismos se alimentam e produzem sulfeto de hidrogênio, que tem cheiro de ovos podres. Isto é chamado septicidade, e é a causa de H₂S e dos maus odores que o acompanham.

A Yara desenvolveu o Nutriox, uma solução eficaz de prevenção à base de sais de nitrato. Trabalhamos com muitas estações de tratamento de esgoto e instalações industriais, na Europa e em todo o mundo, e eliminamos a fonte de reclamações de odor. Saiba mais sobre o processo do Nutriox

O gás H₂S é traiçoeiro

O sulfeto de hidrogênio é um gás incolor e traiçoeiro, que se forma sob certas condições - chamadas condições anaeróbica ou sépticas - em redes coletoras de esgoto e redes de esgoto, onde não há oxigênio.

O H₂S tem efeitos adversos sobre a saúde. Ele é muito irritante para os olhos e a membrana mucosa que reveste as vias respiratórias. Acima de certa concentração, o sulfeto de hidrogênio anestesia o nervo olfativo, o que significa que o cheiro "desaparece" e o H₂S não pode ser detectado completamente. Portanto, o H₂S pode atingir onde menos esperamos. Para um adulto saudável, os efeitos letais são superiores a 300 ppm (partes por milhão). Sob certas condições, em um espaço confinado, o sulfeto de hidrogênio pode matar instantaneamente.

 

Um gás com vários perigos:

 Um gás tóxico Um gás explosivo  Imprevisível
O sulfeto de hidrogênio é um veneno de amplo espectro. Ele ataca e paralisa o sistema nervoso e bloqueia a respiração celular. Em altas concentrações, uma única respiração é mortal H₂S é extremamente inflamável. Forma misturas explosivas com o ar. O contato com produtos oxidantes pode ser uma fonte de incêndio e explosão Sulfeto de hidrogênio gasoso é traiçoeiro. Mais pesado que o ar, ele pode se acumular em pontos baixos de edifícios, em estações elevatórias e estações de tratamento. Ele forma bolsas nas águas residuais estagnadas e libera quantidades letais de gás quando a água residual é movimentada pelo fluxo nas tubulações. Ele paralisa o nervo olfativo e, portanto, impede a proteção natural do corpo contra ele

 

Os perigos do H₂S

Além do seu mau cheiro, em grandes quantidades, o H₂S é irritante e, em níveis muito elevados em um espaço confinado, é particularmente tóxico. Os funcionários da empresa de água que trabalham em um ambiente fechado são particularmente vulneráveis ​​a este perigo. É de responsabilidade do gerente proteger os trabalhadores de esgoto contra os perigos do H₂S.

 

Os diferentes níveis de perigo H₂S

Concreto corroído: H₂S é a causa?

corrosion

Uma das características do sulfeto de hidrogênio é que ele causa corrosão das redes coletoras de esgotos e nas ETEs. Na atmosfera quente e úmida de uma rede de esgotos, o H₂S é oxidado em ácido sulfúrico. Este ácido sulfúrico é corrosivo e ataca instalações das redes coletoras de esgoto e de tratamento. Ele ataca o concreto, cobre, ferro e prata, que podem ser encontrados em tanques de tratamento, edifícios e equipamentos elétricos. Se nenhuma ação preventiva for tomada, tubulações expostas a essa corrosão podem, no final das contas, entrar em colapso. A corrosão afeta particularmente as partes submersas de estruturas em esgotos ou ETE.

A velocidade de corrosão dependerá da extensão do H₂S formado e o nível do tratamento preventivo. No entanto, prevenir problemas de odor de H₂S com Nutriox também combate a corrosão e evita o a ruptura de tubos.

Lutar com eficácia contra H₂S

É possível prevenir a ocorrência de mau cheiro de ovo podre em uma estação de tratamento de esgoto (ETE) ou na rede coletora de esgoto. A Yara desenvolveu o Nutriox, um processo que previne a septicidade causada pela falta de oxigênio nas tubulações de esgoto e de uma ETE. O Nutriox é uma mistura de nitratos especialmente desenvolvidos pela Yara, com eficácia comprovada em centenas de locais em todo o mundo na luta contra o sulfeto de hidrogênio. Comunidades em todo o mundo, como São Paulo, Nova York, Paris, Colônia e Montreal estão se beneficiando do tratamento com Nutriox contra o H₂S.