Características
novembro 03, 2023

Com excelentes resultados, pesquisa comprova benefícios do YaraVita BIOTRAC na citricultura

De: Yara Brasil

Saiba como o YaraVita BIOTRAC colabora com a sustentabilidade na produção de citrus.


Laranjeiras
Laranjeiras

Vital para o agronegócio nacional, a diversificada cadeia citrícola possui no clima um dos seus grandes desafios. Por isso a Yara realizou uma pesquisa em parceria com o professor, pesquisador e produtor Danilo Yamane em busca de respostas que pudessem minimizar o impacto do estresse climático nas plantas, revertendo de modo definitivo em ganhos para a lavoura.

Com forte predominância no Estado de São Paulo, a citricultura colocou o país em lugar de destaque no cenário mundial, representando enorme importância econômica. Só para se ter uma ideia, quase todo o suco de laranja consumido no mundo é produzido no Brasil. Para a safra de 2023/24, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima uma produção de 309,34 milhões de caixas. A laranja é a fruta mais cultivada no país e cerca de 80% de todo o suco da fruta consumido no mundo vem do Brasil. Com números tão impressionantes, a citricultura tornou-se uma atividade bastante rentável, mas que ainda enfrenta enormes desafios.

Um destes desafio ocorre devido a parte do cinturão citrícola estar instalado no norte do Estado de São Paulo e Minas Gerais no triângulo mineiro, que sofrem com as elevadas temperaturas durante boa parte do ano principalmente durante o período de florada, o que pode levar a uma alta taxa de abortamento dos frutinhos, antes mesmo da maturação.

Com uma tradição familiar de mais de 30 anos no cultivo de laranja no interior de São Paulo, Danilo Yamane resolveu seguir os passos do avô e do pai, cultivando a fruta nos municípios de Barretos e Taquaral localizados no norte do Estado de São Paulo. Para isso, formou-se agrônomo e especializou-se em citros, mais especificamente em fertilidade do solo e nutrição de plantas.

Ao longo de sua experiência como produtor rural, Danilo detectou uma alta taxa de abortamento dos frutos na fase inicial, também conhecido popularmente por “chumbinho”. Isso ocorre por conta de temperaturas acima de 35ºC por diversos dias seguidos, que ocorrem na região, especialmente durante as épocas de florescimento e pegamento dos frutos.

A temperatura elevada durante dias seguidos causa forte estresse na planta, que acaba “dispensando” alguns frutos em fase de pegamento, visando assim economizar energia. Isso gerou uma queda elevada na produtividade. Segundo dados levantados por Danilo em sua pesquisa, a diferença pode chegar a 60%, ou seja, lavouras que sofrem com estresse climático durante o período de florescimento e formação dos frutos produzem menos.  Isso pode gerar um impacto irreversível na lucratividade do produtor rural, especialmente em casos em que o cenário climático se repete por safras consecutivas.

 

União de forças

Em busca de respostas, a Yara uniu seu conhecimento de mais de 100 anos em nutrição de plantas com o trabalho de pesquisa de Danilo. O pesquisador iniciou um rigoroso trabalho de mestrado, onde aplicou diferentes técnicas para mitigação de estresse descritas na literatura, entre elas protetores solares, anelamento, hormônios vegetais e diferentes tipos de fertilizantes foliares. Isso foi feito em duas propriedades nas regiões de Barretos e Taquaral, visando medir, especificamente, o impacto destas técnicas no pegamento dos frutos, sob condições de estresse climático.

Neste trabalho comparativo, Yamane analisou, durante três safras seguidas, a fixação dos frutinhos e a produtividade.  Em relação aos fertilizantes foliares, foi definido um protocolo pela Yara com 10 tratamentos e três produtos distintos, com diferentes doses, divididas em 3 aplicações. Importante salientar que durante todo o experimento os produtos estavam codificados, ou seja, o pesquisador não tinha acesso ao nome, tipo ou fórmula do fertilizante que estava sendo aplicado nos tratamentos.

Os dados foram então tabulados e os resultados foram impressionantes. A pesquisa mostrou que a aplicação de YaraVita BIOTRAC trouxe um incremento de 52% na produtividade, considerando o acumulado das três safras consecutivas. Isso significa que as lavouras saíram de uma produção de 65 quilos por planta, para mais de 100 quilos por planta, em média. Isso representa um aumento de até 50% na rentabilidade do agricultor no acumulado de 3 safras.

Importante salientar que o YaraVita BIOTRAC foi aplicado via foliar, em condição de sequeiro, com doses entre 0,5 e 2 L/ha. Melhores resultados foram obtidos com três pulverizações, uma durante a fase de queda das pétalas e a segunda e a terceira cerca de 40 dias após, respectivamente.

Desse modo, a parceria da Yara com Danilo mostrou que YaraVita BIOTRAC é eficiente em mitigar o efeito de abortamento dos frutos em lavouras expostas a altas temperaturas. Por meio da validação científica e da busca incessante por soluções nutricionais de alta performance, a Yara traz a resposta para lidar com um dos maiores desafios da citricultura. O resultado foi tão bom, que Danilo Yamane adotou a aplicação de YaraVita BIOTRAC em 100% de seus pomares

 

SuperCitros

Sempre atenta aos desafios do citricultor, a Yara criou o SuperCitros, um programa nutricional completo e equilibrado, especialmente voltado para a citricultura. Assim, é possível aumentar a produtividade e a rentabilidade, com plantas mais saudáveis e frutos de melhor qualidade.

Parte essencial desse programa, o YaraVita BIOTRAC é uma combinação de nutrientes essenciais, como Nitrogênioe Potássio, e algas do gênero Ascophyllum nodosum, que atuam no crescimento, melhoria da produção e redução dos agentes oxidantes ocasionados pelas condições de estresse.  Ainda conta com Zinco, que atua na síntese de proteínas, e Boro, que age na formação da parede celular e tubo polínico contribuindo para o pegamento da florada.

O extrato de algas apresenta função antioxidante, que associada aos nutrientes do fertilizante entrega uma melhor performance em comparação aos demais tratamentos do trabalho realizado, onde utilizou-se o extrato puro ou somente os micronutrientes.  A explicação para este fato é que alguns componentes da parede celular do Ascophyllum como Fucoidan, Alginatos, Manitol e Aminoácidos performam melhor quando associados a nutrientes, por exemplo, os contidos no YaraVita BIOTRAC, potencializando os efeitos antioxidantes e melhorando a capacidade da planta em enfrentar as condições adversas.

Essa combinação única faz de YaraVita BIOTRAC um fertilizante com alta eficiência, preparado para auxiliar o produtor rural a alcançar resultados extraordinários. O programa nutricional SuperCitros ainda traz outros fertilizantes para atender todas as demandas nutricionais das plantas, como o YaraVita Amazinc, YaraVita BORTRAC, YaraVita FOLICARE e YaraVita CALTRAC. Quando combinados da maneira adequada, esses produtos atuam em conjunto para elevar produtividade e garantir frutos de maior qualidade, oferecendo alta lucratividade.

Os resultados positivos da pesquisa com YaraVita BIOTRAC mostram que a Yara segue no caminho certo para produzir fertilizantes de alta eficiência, capazes de garantir prosperidade para as pessoas e o planeta. Em um cenário de profundas mudanças climáticas, estar preparado para enfrentar condições adversas na lavoura é uma vantagem competitiva fundamental para os agricultores que almejam bons resultados. Com mais uma validação científica, YaraVita BIOTRAC confirma sua missão em manter a citricultura brasileira no caminho do sucesso. Faça chuva ou faça sol.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes