Yara avança em novo modelo de acesso ao mercado ao estabelecer parcerias com distribuidores de insumos
Rede de distribuidores selecionados impulsiona uma nova experiência de atendimento no campo, conectando o produtor às soluções mais inovadoras do portfólio da Yara.
São Paulo (SP), 4 de agosto de 2025 – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, desenvolveu uma nova estratégia de acesso a mercado no Brasil, com foco em ampliar a oferta de produtos de alta tecnologia e valor agregado ao produtor rural. A empresa está fechando acordos comerciais com distribuidores de insumos para que eles sejam referência da marca no campo, com duração inicial de quatro anos. A seleção leva em conta o histórico, performance e localização dos canais, com a condição de exclusividade Yara para vendas na categoria de fertilizantes. Até o momento, nove parcerias já foram firmadas, somando 28 lojas. Com um investimento de R$10 milhões nesta iniciativa, a meta é engajar 50 distribuidores até 2028.
A companhia dedicou uma equipe exclusiva para o atendimento dos revendedores de insumos que participam do programa e fez ajustes em sua estrutura de operação para garantir que os parceiros sempre tenham produtos à pronta entrega. Os participantes têm bonificação extra no Boa Colheita, programa de relacionamento da Yara que recompensa parceiros comerciais, e condições diferenciadas, incluindo soluções incrementais de crédito e treinamento para suas equipes de vendas. A iniciativa também contempla a reforma das lojas, incluindo nova identidade visual para as fachadas, que sinalizam a parceria oficial entre a Yara e os estabelecimentos. As obras de repaginação das unidades começaram a ser entregues em julho.
Os resultados do modelo já surpreendem. No primeiro trimestre do ano, os distribuidores de insumos que participam da iniciativa venderam quase o dobro da meta estipulada para o período. “É um modelo que gera valor para todos os envolvidos. Os produtores passam a ter um atendimento muito mais ágil e qualificado nas lojas, que por sua vez melhoram a retenção de clientes e a geração de demanda, enquanto a Yara eleva a penetração de mercado de seu portfólio de fertilizantes de alta tecnologia, apoiando cada vez mais agricultores a resolverem desafios de produção, conciliando sustentabilidade com aumento de qualidade, produtividade e rentabilidade no campo”, explica Daniel Lopes, diretor de Marketing da Yara.
O foco do programa está, inicialmente, nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde há forte representatividade especialmente de hortifruti, culturas significativamente beneficiadas pela adoção dos adubos de alta tecnologia, com a melhoria da qualidade nutricional dos produtos, aparência, durabilidade e firmeza de cascas e folhas, atributos que são importantes para rentabilização de frutas, legumes e hortaliças. A rede atual de distribuidores exclusivos conta com as empresas Cultivar Agricola, Fonte Agrícola, Milharal, Agro & Pec, Cultivar Cerrado, Agrofert, Comatec, Ir. Ferriera e Agroponto. As lojas estão distribuídas nos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.
Informações para a imprensa
InPress Porter Novelli