Releases corporativos

Yara avança em novo modelo de acesso ao mercado ao estabelecer parcerias com distribuidores de insumos

August 04, 2025

Rede de distribuidores selecionados impulsiona uma nova experiência de atendimento no campo, conectando o produtor às soluções mais inovadoras do portfólio da Yara.

São Paulo (SP), 4 de agosto de 2025 – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, desenvolveu uma nova estratégia de acesso a mercado no Brasil, com foco em ampliar a oferta de produtos de alta tecnologia e valor agregado ao produtor rural. A empresa está fechando acordos comerciais com distribuidores de insumos para que eles sejam referência da marca no campo, com duração inicial de quatro anos. A seleção leva em conta o histórico, performance e localização dos canais, com a condição de exclusividade Yara para vendas na categoria de fertilizantes. Até o momento, nove parcerias já foram firmadas, somando 28 lojas. Com um investimento de R$10 milhões nesta iniciativa, a meta é engajar 50 distribuidores até 2028.

A companhia dedicou uma equipe exclusiva para o atendimento dos revendedores de insumos que participam do programa e fez ajustes em sua estrutura de operação para garantir que os parceiros sempre tenham produtos à pronta entrega. Os participantes têm bonificação extra no Boa Colheita, programa de relacionamento da Yara que recompensa parceiros comerciais, e condições diferenciadas, incluindo soluções incrementais de crédito e treinamento para suas equipes de vendas. A iniciativa também contempla a reforma das lojas, incluindo nova identidade visual para as fachadas, que sinalizam a parceria oficial entre a Yara e os estabelecimentos. As obras de repaginação das unidades começaram a ser entregues em julho.

Os resultados do modelo já surpreendem. No primeiro trimestre do ano, os distribuidores de insumos que participam da iniciativa venderam quase o dobro da meta estipulada para o período. “É um modelo que gera valor para todos os envolvidos. Os produtores passam a ter um atendimento muito mais ágil e qualificado nas lojas, que por sua vez melhoram a retenção de clientes e a geração de demanda, enquanto a Yara eleva a penetração de mercado de seu portfólio de fertilizantes de alta tecnologia, apoiando cada vez mais agricultores a resolverem desafios de produção, conciliando sustentabilidade com aumento de qualidade, produtividade e rentabilidade no campo”, explica Daniel Lopes, diretor de Marketing da Yara.

O foco do programa está, inicialmente, nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde há forte representatividade especialmente de hortifruti, culturas significativamente beneficiadas pela adoção dos adubos de alta tecnologia, com a melhoria da qualidade nutricional dos produtos, aparência, durabilidade e firmeza de cascas e folhas, atributos que são importantes para rentabilização de frutas, legumes e hortaliças.  A rede atual de distribuidores exclusivos conta com as empresas Cultivar Agricola, Fonte Agrícola, Milharal, Agro & Pec, Cultivar Cerrado, Agrofert, Comatec, Ir. Ferriera e Agroponto. As lojas estão distribuídas nos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização. 

 

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli

yara@inpresspni.com.br