Releases corporativos

Yara, JDE e ofi anunciam parceria para apoiar a descarbonização da produção de café no Brasil

November 06, 2025

Iniciativa visa reduzir a pegada de carbono do cultivo por meio do uso de fertilizantes de baixa emissão, da adoção de práticas agronômicas sustentáveis e da capacitação dos produtores. 

Belo Horizonte, 06 de novembro de 2025 - A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, a JDE Peet’s, companhia global líder em café e a ofi, líder global em ingredientes naturais para alimentos e bebidas, anunciam na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, a assinatura de um acordo para promover práticas sustentáveis de manejo e a descarbonização do Café Conilon no Brasil. O projeto será implementado em mais de 20 fazendas de café conilon no sul da Bahia e Espírito Santo, e terá a duração de duas safras, iniciando em 2025 com previsão de término em 2027.

A iniciativa visa reduzir a pegada de carbono do cultivo por meio do uso de fertilizantes de baixa emissão, da adoção de práticas agronômicas sustentáveis e da capacitação dos produtores, que receberão treinamentos em prol do aprimoramento do manejo de fertilizantes, do manejo da fertirrigação e de técnicas de pós-colheita, com potencial de ampliar também o aumento da produtividade. A expectativa é que a parceria possa gerar ganhos de até 7,6 sacas por hectare*, promovendo maior rentabilidade para os cafeicultores.

Cada empresa contribuirá com investimentos e expertise. A Yara fornecerá assistência técnica para dar suporte, capacitação aos produtores participantes do projeto e acesso a fertilizantes de baixa emissão do portfólio Yara Climate Choice™, desenvolvidos utilizando tecnologias que reduzem a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no processo de fabricação, processos de produção mais eficientes e formulações otimizadas para a melhor absorção de nutrientes pelas plantas. Com o fornecimento desses produtos e serviços, a Yara visa contribuir para que possa haver especificamente para o café, a redução da pegada de carbono do grão de café em cerca de 40% - em relação a sistemas que utilizam fertilizantes convencionais –, além de prover assistência agronômica e capacitação para fertirrigação.

“O acordo com a JDE reflete a nossa estratégia de colaboração junto aos diferentes atores da cadeia de valor do alimento no processo de descarbonização da agricultura, levando a mais produtores às soluções nutricionais de baixa emissão”, explica Paulo Yvan, Diretor de Crop Solutions da Yara, que tem a meta de ser neutra para o clima até 2050. “Esse processo já ganha força hoje nos cultivos de cacau, citros e batata, por exemplo, mas ele nasceu com o café e responde ao apetite do cafeicultor brasileiro, que não só busca aumentar sua produtividade, mas acredita no potencial de incrementar sua rentabilidade se valendo do ativo ambiental”. O projeto também contará com o uso da plataforma da Yara, Champer, que monitora indicadores de sustentabilidade como pegada de carbono, saúde do solo e eficiência no uso de nitrogênio, promovendo rastreabilidade e transparência na cadeia do café.

Já JDE, além de financiar parte dos insumos, busca explorar novas possibilidades e qualidades para o conilon brasileiro. “A parceria com outros players da indústria, como a Yara, mostra o comprometimento da cafeicultura brasileira em promover práticas agrícolas sustentáveis, buscando garantir o futuro do café para agricultores e consumidores”, afirma Bruno Ribeiro, Coordenador de Fornecimento Responsável na JDE Peet´s.

ofi, por sua vez, realizará treinamentos sobre boas práticas, qualidade da bebida e uso seguro de herbicidas, garantindo conformidade e segurança ao longo de todo o ciclo produtivo.  Essa atuação busca reduzir a pegada de carbono, expandir seu programa AtSource, fortalecer a fidelização dos produtores e assegurar um café originado a partir de boas práticas agrícolas, reafirmando seu compromisso com a transformação positiva da cafeicultura brasileira, que une sustentabilidade, qualidade e rentabilidade.

“Esta parceria acontece através do nosso programa global de iniciativas para mudanças positivas, o Choices for Change em ação. Ao alavancar nosso modelo integrado de ponta a ponta, combinado com a rede global de fornecimento e relacionamento com produtores da ofi, podemos ajudar a impulsionar a descarbonização mensurável e apoiar nossos clientes a cumprir suas metas climáticas. Estamos entusiasmados em trabalhar juntos para criar um café brasileiro de qualidade e baixo carbono”, ressalta Manoela Dueñas, Gerente de Sustentabilidade da divisão Café Verde da ofi Brasil.

*Base de resultados das lavouras demonstrativas em café conilon nas safras de 2018 a 2024. Os resultados obtidos podem variar em função das condições edafoclimáticas, do material genético utilizado, do nível tecnológico empregado e do grau de adesão às recomendações técnicas estabelecidas.

**O café verde oferece uma redução de até 40% na pegada de carbono — calculada por meio da ferramenta Cool Farm Tool, com base em dados médios de produtores. Essa estimativa considera os ganhos de produtividade obtidos com o programa nutricional NossoCafé da Yara e a menor pegada de carbono dos fertilizantes Yara Climate Choice. O resultado foi comparado aos valores médios de emissão da produção de café no Brasil, conforme reportado por Folegatti et al., 2021, cuja pesquisa considera fertilizantes à base de nitrato, aplicados na dose de 380 kg de N/há. A mensuração das emissões de GEE resultantes do projeto serão feitas por meio da Cool Farm Tool - uma ferramenta online que fornece métricas padronizadas para quantificação dos GEE, biodiversidade, uso de água, e perda e desperdício de alimentos. Essas métricas são baseadas em pesquisas revisadas por especialistas ao redor do mundo, a partir de uma ampla gama de dados publicados e de metodologias do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

 

Sobre a JDE Peet’s

A JDE Peet’s é uma companhia global líder em café, que serve, aproximadamente, 4.400 xícaras de café por segundo, em mais de 100 mercados. Guiados pela nossa estratégia “Reviver o Incrível”, estamos focando no crescimento impulsionado por marcas, com atenção especial a três grandes apostas: Peet’s, L’OR e Jacobs, além de um portfólio com 10 marcas que são ícones locais. Em 2024, a JDE Peet’s gerou vendas totais de 8,8 bilhões de euros e contou com uma força de trabalho global de mais de 21 mil associados. Descubra mais sobre nossa jornada para oferecer um café para cada xícara e uma marca para cada coração em www.jdepeets.com.

 

Informações para imprensa:  

WEDOPR 

Samira Salomão – ssalomao@wedopr.com.br  11 94214-8332

Stefanie Sparvoli – ssaprvoli @wedopr.com.br  11 96590-8989

 

Sobre a ofi

ofi, que significa Olam Food Ingredients, é uma fornecedora global líder de ingredientes e soluções de alta qualidade para alimentos e bebidas, atuando em diversas categorias.

Originalmente parte do Grupo Olam (OGL), a Olam Food Ingredients tornou-se uma entidade distinta em janeiro de 2020, renascendo como ofi. A Olam Agri e o Grupo Olam continuam operando separadamente.

Com origem em 2,8 milhões de agricultores, formamos parcerias em todas as etapas da cadeia de suprimentos, promovendo práticas sustentáveis. Nossa rede global garante fornecimento confiável em larga escala. E com mais de 120 instalações de manufatura e 19 centros de inovação ao redor do mundo, nossos ingredientes e soluções para alimentos e bebidas atendem às principais marcas.

Com foco em causar um impacto positivo no mundo e com rastreabilidade para garantir isso, nós sempre tornamos tudo real.


Informações para imprensa:  

Nathalia Costa – nathalia.costa@ofi.com  11 97293-2455

 

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com menor emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

 

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

 

Informações para a imprensa:

InPress Porter Novelli

yara@inpresspni.com.br