Soluções para culturas

Banana

Influência sobre o comprimento e o diâmetro do fruto


potássio é importante para a transferência de carboidratos da folha para o fruto, melhorando o teor da polpa e o tamanho do fruto. Aplicações de potássio distribuídas em doses pequenas e frequentes fornecem as mais elevadas respostas de produtividade, principalmente em áreas de alta pluviosidade e solos leves.

Potássio e teor da polpa

Potássio e tamanho dos frutos

nitrogênio em excesso produz lavouras que correm mais risco de apresentar doenças, ter dedos menores, cachos menores e redução da conformidade do cacho. Os cachos podem ser mal desenvolvidos e mais propensos à queda da planta e também têm uma vida pós-colheita reduzida. 

Cuidados devem ser tomados com o uso de todas as fontes de nitrogênio para minimizar a lixiviação, de modo que são recomendáveis aplicações pequenas e frequentes. O nitrogênio é normalmente aplicado a cada duas semanas em plantações nas regiões tropicais. 

Cálcio

Em experimentos, o nitrato de cálcio aumentou o crescimento da raiz e do perfilho e acelerou o desenvolvimento foliar com o aumento dos suprimentos de cálcio no solo e nas folhas. Esta pesquisa também confirmou a redução de riscos de doenças radiculares e o aumento direto no tamanho da folha em decorrência do uso de nitrato de cálcio.

Cálcio, crescimento radicular e doença

Cálcio e crescimento da planta

Cálcio e teor no solo e folhas

Esta melhora do desenvolvimento vegetativo como consequência do uso de cálcio tem um efeito direto sobre o número de pencas/cacho e o comprimento dos dedos, aumentando o peso médio do cacho.

Cálcio e caractetísticas do cacho