Soluções para culturas

Banana

Prevenção de anomalias da casca da Banana


Prevenção de anomalias na casca da banana

O uso de sacos plásticos nos cachos cria um microclima que reduz a transpiração e a absorção. O crescimento foliar rápido, por exemplo, após danos causados por ciclones ou durante invernos frios nos subtrópicos, provocará a insuficiência de cálcio. 

A partir da brotação em diante, há um pequeno transporte de cálcio da planta para o cacho. A absorção é reduzida quando a umidade elevada e o tempo quente combinam-se com a redução da transpiração e da circulação da planta para o fruto. 

Embora menos de um décimo do total de cálcio da planta seja encontrado no fruto, o elemento é essencial para a qualidade do fruto, reduzindo deformidades na casca. A concentração relativa de cálcio na casca, em comparação com o fruto, é mais alta do que com outros nutrientes. 

Esse cálcio desempenha uma função importante no aumento da resistência da casca e na redução de injúrias ou de danos durante o transporte, de rachadura da casca e quebras dos frutos.

Para garantir suprimento suficiente de cálcio na casca, é importante que os produtores apliquem o nutriente durante todo o ciclo da cultura para maximizar a absorção ao longo do ciclo de produção.

Teor de nutrientes na casca e na polpa

Em experimentos, o nitrato de cálcio aumentou o crescimento da raiz e do perfilho e acelerou o desenvolvimento foliar com o aumento dos suprimentos de cálcio no solo e nas folhas. 
Esta pesquisa também confirmou a redução de riscos de doenças radiculares e o aumento direto no tamanho da folha em decorrência do uso de nitrato de cálcio.

Cálcio, crescimento radicular e doença

Cálcio e teor no solo e folhas