-
Informações Adicionais
-
- Onde Comprar
-
Sob condições frias e em temperaturas congelantes, a água congela e inibe o processo de hidratação do concreto. Sem ajuda, a concretagem em clima frio é um processo lento e, portanto, caro. Além disso, o produto resultante é, geralmente, um concreto de baixa qualidade com:
Evitar o congelamento antes que o concreto atinja 5 MPa de força de compressão é parte da regulamentações (NS 3420 na Noruega, por exemplo).
Um produto “anticongelante” evita que a água congele antes ou durante o processo de hidratação. Isso pode ser feito por:
Dentro do concreto, incluindo suas regiões externas presas ao molde, a temperatura deve ser de, ao menos 5 °C, para garantir reatividade e disponibilidade suficiente da água. No mínimo, o concreto deve possuir 5 MPa de força antes de congelar.
O NitCal®, como um acelerador de resistência do concreto contrabalanceia o processo de congelamento ao provocar o início prematuro da liberação de aquecimento do concreto e, portanto, o desenvolvimento mais cedo de sua força. O concreto pode ser produzido em temperaturas ambientes de até -10 °C usando o NitCal em determinadas condições.
O NitCal e o nitrato de sódio não reduzem o ponto de congelamento em concentrações usadas comumente para definir a aceleração ou o anticongelamento. São necessárias doses mais altas para obter o efeito anticongelante.
Métodos alternativos de concretagem em clima frio são comumente técnicas caras, impraticáveis e desafiadoras ambientalmente, tais como:
A Yara tem desenvolvido nos últimos anos uma compreensão melhor do mecanismo do NitCal® como anticongelante no concreto e na argamassa. Por meio desse conhecimento, também desenvolvemos o nosso conceito de mistura superanticongelante para temperaturas extremamente frias (abaixo de -15 °C).