Características
outubro 30, 2020

Função do nitrogênio na produção de batatas

De: Yara Brasil
Paisagem Batatal
Paisagem Batatal

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Nitrogênio e o tamanho dos tubérculos

Nitrogênio e o tamanho dos tubérculos

O nitrogênio é importante para o crescimento e fornecer altas produtividades. É necessário em grande parte durante a formação da folha e, em seguida, para o crescimento dos tubérculos e rendimento, quando se garante uma produção ótima de fotossintato nas folhas.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para batata

Quero comprar online

Nitrogênio e produtividade da batata

Nitrogênio e produtividade

Nitrogênio fornecido no estágio inicial de desenvolvimento da cultura vai ajudar a construir o tamanho total do dossel da folha. Em fases posteriores do crescimento, a utilização de nitrogênio ajuda a manter o verde da copa e maximizar o rendimento.

Teor de nitrogênio e amido na batata

Teor de amido

Em climas temperados, um excesso de oferta de nitrogênio em fases posteriores, retardará o atingimento da maturidade. O que pode gerar uma redução do teor de amido, o que irá impactar na qualidade do processamento de batata.

Efeito do nitrogênio nos estágios de crescimento

Estágio

Efeito do nitrogênio

Plantio

Crescimento inicial e matéria seca

Pós-plantio

Aplicações distribuídas para evitar perdas

Amontoa

Segunda aplicação distribuída

Floração e enchimento

Manter o crescimento dos tubérculos

Diretrizes gerais para a aplicação de nitrogênio

A quantidade total de nitrogênio fornecida irá variar de acordo com o tempo que o dossel precise ser mantido e com quaisquer perdas potenciais, como a lixiviação e volatilização. As taxas de N totais ideais variam de acordo com o tipo do solo e o histórico da cultura anterior.
Onde houver respostas nítidas de produtividade a aplicações muito altas, verificações devem ser feitas para perdas decorrentes de lixiviação. As batatas são muito responsivas a NPK no plantio. Uma nutrição balanceada, de uma certa maneira, – geralmente com magnésio e enxofre aplicados ao mesmo tempo – garante um bom estabelecimento inicial para a cultura de batata.

Deficiências de nitrogênio na batata

Quando há deficiência de nitrogênio, as folhas da batata são verde/amarelas pálidas, pequenas e caem precocemente. A planta apresenta o crescimento atrofiado com apenas alguns talos finos. A produtividade é baixa, já que poucos tubérculos são formados.