Características
agosto 19, 2022

5 dicas para o plantio de cana-de-açúcar

De: Equipe Agronômica

Quer entender melhor sobre o plantio de cana-de-açúcar? Veja as principais dicas e garanta um excelente cultivo.


Plantação de cana
Plantação de cana

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O plantio de cana-de-açúcar no Brasil é um dos mais comuns entre o agronegócio. Diversos produtos são gerados a partir desse cultivo, indo desde o próprio açúcar até a fabricação de perfumes e vidros, você sabia disso?

 

Segundo dados da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica), são mais de 70 mil produtores apenas em nosso país. Por esse motivo, também estamos entre os grandes fabricantes de etanol no mundo. 

 

Em destaque de maiores produtores, entram os estados de São Paulo e Minas Gerais, produzindo mais de 25 mil toneladas entre 2021 e 2022, segundo dados do Conab. Além disso, somente a região Sudeste produziu mais de 370 mil toneladas. 

 

Entretanto, assim como as demais culturas, o plantio desse vegetal também requer muitos cuidados dos quais é importante ficar atento. Por isso, veja neste artigo:

  • quais são os tipos de cana-de-açúcar;
  • cuidados necessários para o plantio de cana-de-açúcar.

 

Quais são os tipos de cana-de-açúcar?

Primeiramente, é importante saber que existem diversos tipos de cana-de-açúcar, sendo elas:

  • Saccharum officinarum;
  • Saccharum spontaneum;
  • Saccharum simensis;
  • Saccharum barberi;
  • Saccharum robustum.

Considerando os 50 anos de pesquisa de melhoramento genético, desde a criação do Planalsucar, que é o Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar, designado para atuar como área de pesquisas do antigo IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool, foram desenvolvidas 114 variedades de cana-de-açúcar no Brasil. 

 

O principal volume da espécie, estimado em mais de 70 variedades liberadas para o setor agrícola, ocorreu nos últimos 30 anos.

 

Cuidados necessários para o plantio de cana-de-açúcar

A importância da cana-de-açúcar é inegável, sendo assim, muitos agricultores optam pelo cultivo da planta e seu manejo. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciar o plantio. Sem as informações necessárias, muitos produtores podem obter fraco desempenho com a cana, principalmente devido a alguns erros comuns.

 

Antes de cultivar a cana-de-açúcar, é importante entender o clima em que você está. Por ser uma planta tropical, é encontrada com frequência no Sudeste Asiático, Tailândia e aqui no Brasil. Já nos Estados Unidos, por exemplo, o plantio de cana-de-açúcar terá melhor chance de sucesso nas zonas de robustez, que incluem partes da Flórida, Louisiana, Havaí e Texas. 

 

Ou seja, a planta precisa encontrar condições climáticas ideais para, principalmente, acumular açúcar, utilizando mudas sadias e de boa procedência. Na busca desse resultado, é necessário uma grande quantidade de água, temperaturas elevadas e um bom índice de radiação solar.  

 

As principais medidas para uma boa colheita devem ser os cuidados durante o plantio, realizando também um bom preparo e correção do solo, que, se feito de modo antecipado, terá uma grande diferença no manejo, principalmente quando for incluir práticas sustentáveis e o monitoramento para detecção de pragas. 

 

Além disso, caso haja infestação, é importante aplicar o defensivo na hora do plantio, principalmente para o controle de cupins e nematóides. Veja mais afundo sobre cada um desses cuidados essenciais: 

 

1. Cuide com a luz

Cultive a sua cana-de-açúcar em lugares onde a plantação possa receber bastante sol pleno. Nesse contexto, a avaliação da radiação solar no dossel é fundamental para a caracterização do crescimento e desenvolvimento, uma vez que esse fator é uma das variáveis de maior importância para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

 

2. Umidade

Mesmo que a planta goste muito do sol, também é necessário ficar atento para a quantidade de água no cultivo de cana-de-açúcar. Portanto, se a sua região não receber muita chuva durante a plantação, é necessário 10mm de água para cada tonelada de cana. 

 

Existe uma relação linear entre produtividade de cana-de-açúcar e disponibilidade hídrica. Sendo que, para cada tonelada de cana produzida, a cultura demanda em torno de 10mm de água. 

 

A planta também transpira grandes volumes de água e no pico de desenvolvimento do dossel, essa quantidade é em torno de 5-6mm de água por dia. Portanto, a cultura demanda cerca de 1500 a 2500mm de água disponível por ano, com pico de exigência durante o perfilhamento e sua fase de máximo crescimento. 

 

3. Temperatura

A cana-de-açúcar precisa de lugares quentes e de muita luz solar para maximizar seu crescimento, pois é uma planta que não tolera temperaturas frias ou abaixo de zero. O crescimento desse vegetal em condições mais amenas pode fazer com que as folhas escureçam, murchem e ela morra em períodos prolongados de geada.

 

A temperatura ideal no solo para um bom brotamento das gemas e enraizamento fica em torno de 34-38ºC. Já para uma melhor absorção de água e nutrientes, a temperatura ideal seria de 26-27ºC, e temperatura crítica de 19º C.

 

4. Solo

A cana-de-açúcar se dá bem na maioria dos tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Mas o tipo favorito da planta, no entanto, é profundo e penetrável. 

 

Ela é conhecida por ser uma planta faminta de energia, pois absorve os nutrientes do solo rapidamente. Por isso, um local rico em matéria orgânica, com adubos e fertilizantes, vai ser muito importante para uma boa colheita. 

 

5. Fertilizantes

A deficiência de macro e micronutrientes reduz a produtividade no campo e uma correta adubação se torna essencial para garantir bons resultados da lavoura. 

 

A planta se beneficia da fertilização regular porque requer uma abundância de nutrientes para o seu crescimento e durante esse período, no verão, a cana-de-açúcar precisa deles toda semana. 

 

Conte com uma marca especializada em nutrição das plantas

Ao escolher o tipo de fertilizante, também é importante estar atento à marca fornecedora. Algumas opções do mercado oferecem um programa nutricional específico para cana-de-açúcar, como é o caso da Yara Brasil, que possui grande experiência e opções de produtos próprios para cada tipo de cultura. 

 

O programa LongeVita, por exemplo, proporciona mais longevidade para a cana em todas as fases do cultivo, pois todos os produtos utilizados contêm os nutrientes necessários de acordo com cada etapa. 


Saiba melhor como o programa LongeVita da Yara Brasil pode auxiliar para o cultivo saudável da sua plantação de cana-de-açúcar e tenha os melhores resultados!