Características
outubro 31, 2022

Plantio de feijão: Cuidados na hora do cultivo

De: Equipe Agronômica

O plantio de feijão requer práticas de cultivo e cuidados referentes às necessidades nutricionais da planta. Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto.


Plantio de feijão: Cuidados na hora do cultivo
Plantio de feijão: Cuidados na hora do cultivo

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

O feijão é um dos grãos mais importantes e presentes na culinária brasileira, compondo a base da alimentação de muitas famílias. Isso faz com que o plantio de feijão seja fundamental para o agronegócio do país.

Prova disso é que, segundo levantamentos realizados pela Conab, o Brasil produziu aproximadamente 31,338 milhões de toneladas do grão na última década.

Para saber mais sobre quais cuidados são necessários a essa cultura, confira este artigo. Você vai ler sobre:

  • as melhores práticas para o cultivo de feijão;
  • as necessidades nutricionais dessa etapa do ciclo de vida da planta;
  • a importância de utilizar fertilizantes de qualidade no cultivo de feijão.

Quais são as melhores práticas para o cultivo de feijão?

A produtividade e o desenvolvimento das lavouras sofrem influência de muitos fatores, sejam externos ou aqueles ligados às necessidades do cultivo. Confira algumas das melhores práticas para o cultivo de feijão:

Temperatura

Em relação à temperatura, considera-se ideal para plantio de feijão o intervalo entre 18 °C e 24°C. Situações climáticas abaixo de 12 °C e acima de 30 °C prejudicam o desenvolvimento da planta como um todo.

Os impactos negativos causados por temperaturas inadequadas são atraso e redução do índice de germinação e danos ao desenvolvimento das plantas, sejam às flores, aos grãos ou às vagens. 

Para solucionar o problema, é recomendado conferir o calendário agrícola e, assim, garantir a semeadura de feijão na época do ano mais adequada.

Nível de chuva

O ideal é que a precipitação pluvial permaneça dentro dos padrões ideais até as vésperas da colheita do grão de feijão. Sendo assim, o plantio do feijão requer uma média de 300 mm a 400 mm durante todo seu ciclo.

O excesso de chuvas leva a uma redução do tamanho geral das plantas, ao passo que aumenta a suscetibilidade a doenças como crestamento bacteriano.

Quando expostas a condições de poucas chuvas, as plantas passam pelas mesmas questões relacionadas ao desenvolvimento reduzido, diminuindo a capacidade de produção de flores, vagens e grãos.

O calendário agrícola tem grande valia para controlar a exposição aos danos causados pelo excesso ou pela falta de chuvas, fornecendo informações sobre o melhor período para cultivo de feijão.

Especificidades do solo

O cultivo de feijão deve ser realizado, de preferência, em solos ricos em matéria orgânica, com boa estrutura de solo e bem drenados.. 

Leia também: Plantio Direto: Conheça os benefícios dessa estratégia

Quais são as necessidades nutricionais do feijão durante o plantio?

Como dito anteriormente, o feijão é uma das principais leguminosas que compõem a alimentação dos brasileiros. Para garantir o sucesso desse cultivo, é preciso estar atento às necessidades das plantas.

Os principais nutrientes requeridos em quantidade durante o ciclo do feijão são fósforo, nitrogênio e potássio. No entanto, cada um deles é necessário em momentos distintos do cultivo.

O período de maior absorção do fósforo ocorre após o surgimento das ramificações de feijão, antes do surgimento dos botões florais. Como vai do 30º ao 55º dia, se estende até o momento de florescimento e formação das vagens.

O nitrogênio é necessário durante todo o ciclo do cultivo do feijão, com maior absorção entre 35 e 50 dias após o surgimento das ramificações de feijão.

Assista também: Manejo do Nitrogênio nos Sistemas Agrícolas

Já o potássio tem sua máxima absorção em dois momentos distintos do plantio de feijão: entre os dias 25 e 35, período no qual há a diferenciação dos botões florais e, entre os dias 45 e 55, caracterizado pelos estágios finais do florescimento e pelo começo do processo de formação das vagens.

Por que é importante utilizar fertilizantes de qualidade no plantio de feijão?

Além de fornecer nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, os fertilizantes contribuem para maximizar os resultados das lavouras e a qualidade do produto final, especialmente quando aplicados obedecendo um programa nutricional específico.

Para suprir essa necessidade, é possível utilizar a linha de fertilizantes premium da Yara e contar com produtos exclusivos, com desenvolvimento pautado nas práticas e estratégias experimentadas em mais de um século de atuação da empresa.

Esses produtos fornecem a nutrição adequada a cada etapa de desenvolvimento das plantas, proporcionando um rendimento ainda maior e com mais qualidade em qualquer cultura.

Além disso, a Yara Brasil também desenvolveu o Programa Nutricional MaisFeijão, um compilado de soluções premium de alta qualidade direcionado à fertilização e à melhor distribuição dos nutrientes. O programa indica produtos essenciais para cada etapa da produção, estimulando o bom desenvolvimento da plantação e aumento da resistência ao estresse climático.

Acesse a Loja Virtual Yara e cadastre-se para garantir os melhores insumos em qualquer região do Brasil!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades