Sobre a Yara Brasil

O Brasil é o maior mercado único da Yara, integrando 1/3 do quadro de colaboradores e das operações da Empresa no mundo. Nossa presença nacional contempla todos os segmentos da cadeia de valor, se estendendo sobre grande parte deste enorme País.

Estamos lado a lado com o agronegócio

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

O Brasil desempenha um papel altamente estratégico nos negócios da Yara, sendo responsável por um terço do volume e um quarto do faturamento global da empresa. Isso significa interagir com mais de 25 mil produtores rurais. Nesse contexto, a companhia investe em soluções competitivas e sustentáveis para todos os tipos de culturas e solos encontrados aqui.

Para ajudar o agricultor brasileiro na busca por produtividade, parte dos investimentos estão direcionados a novas unidades e fábricas. Nesse sentido, a Yara inaugurou em Sumaré (SP), em março de 2018, a primeira fábrica de fertilizantes foliares e micronutrientes da linha YaraVita no Brasil – segunda unidade no mundo. O processo utiliza tecnologia de formulação europeia e altos padrões internacionais na seleção das matérias-primas. 

Outro investimento é a duplicação e modernização do Complexo de Rio Grande (RS), que será o maior da América Latina em fertilizantes. Com capacidade para suprir a demanda dos agricultores brasileiros de vários estados nos próximos 25 anos, esse projeto significa um grande passo frente ao potencial de crescimento do mercado no Brasil. 

E para aumentar a extração do fosfato, reduzindo a dependência de importações, a companhia está investindo, por meio da joint venture com a Galvani, no Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre (MG). Quando estiver em operação plena, o projeto terá capacidade de produção de um milhão de toneladas anuais de rocha fosfática para a produção de fertilizantes.

Por meio de projetos, investimentos e de uma posição de referência no mercado, a Yara segue apostando no Brasil, contribuindo para o crescimento da agricultura de forma sustentada, com forte valor agregado ao agricultor – seja pelo know-how que disponibiliza ou pela qualidade superior de seu portfólio.

Conheça a Yara no Brasil

Acesse nosso canal no YouTube e assista a série de vídeos sobre a atuação da Yara no Brasil.