Releases corporativos

Webinar discute adubação de sistema e manejo de nitrogênio em trigo

maio 18, 2021

Evento gratuito, que será realizado nesta quinta-feira (20), conta com a participação de especialistas da Embrapa e da Yara.

                                                                                                     
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, participa nesta quinta-feira (20), às 19h, da série de webinars “Mais Lucro/HA – Fazendo o cultivo no inverno acontecer” - iniciativa realizada pela Embrapa para fomentar as técnicas de otimização do trigo no inverno e fazer com que o cultivo do grão seja potencializado na agropecuária brasileira. O evento será transmitido ao vivo por meio do canal da Embrapa no YouTube.

Com o tema “Adubação de sistema e manejo de nitrogênio em trigo”, o encontro on-line, que têm como objetivo levar conhecimento técnico aos produtores rurais de todo o Brasil, terá a participação do engenheiro-agrônomo da Yara Brasil, Diego Guterres; do Gerente de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé; e do pesquisador da Embrapa Soja, José Salvador Foloni.

“É uma satisfação participar, ao lado da Embrapa, de mais um evento que irá levar conhecimento para os produtores rurais. O trigo no inverno é uma importante atividade econômica para o produtor rural, e uma alternativa essencial para o mercado interno, especialmente quando olhamos para a sustentabilidade de toda a cadeia agrícola, que depende dos cereais para diversas atividades, entre elas a produção de proteína animal”, afirma Guterres.

Com esse intuito, a Yara firmou parceria com o movimento de "Otimização das Culturas de Inverno", liderado pelo presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra. O projeto visa incentivar a atuação de produtores e organizações para ampliação do plantio dos grãos de inverno - trigo, cevada e triticale - nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com base em dados da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), a área a ser plantada com trigo e outras culturas de inverno em 2021, a partir deste mês de maio, pode crescer de 900 mil hectares para 1,4 milhão de hectares no RS, alavancando o potencial produtivo da região, que faz apenas uma safra de grãos por ano, enquanto outros estados fazem três.

O projeto ainda conta com a participação de diversas entidades, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS), a Farsul, Faesc, Senar-RS, FecoAgro/RS, Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Asgav, Fundesa, Acav, Acergs, Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS) e Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS) e Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC).

 

Sobre o webinar

A Embrapa Trigo promoveu uma série de palestras virtuais, denominada Mais Lucro/HA, para potencializar o lucro nos cultivos de inverno. A programação contou com cinco eventos, que foram realizados entre os meses de março e abril e abordaram temas importantes, como o manejo de solo, pastagens, silagem e manejo eficiente em trigo e triticale. Para encerrar a série, a entidade irá realizar este 6° e último webinar, desta vez sobre a “Adubação de sistema e manejo de nitrogênio em trigo”.

 

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

 

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.