Yara e SESI-RS promovem curso de operação de empilhadeira exclusivo para mulheres em Porto Alegre
Inscrições estão abertas e se encerram nesta quarta-feira, 3 de março.
A Yara, em parceria com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI-RS), abriu inscrições para o curso gratuito de operadores de empilhadeiras (NR-11). E, de forma inédita, as 16 vagas do curso serão exclusivamente para mulheres, incentivando a participação do público feminino também em áreas operacionais. As inscrições irão até a próxima quarta-feira, 3 de março, e as aulas começam em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“Cerca de 20% do corpo de trabalho na unidade de Porto Alegre é composto por mulheres, incluindo a gerente da planta, mas a presença em atividades como a operação de empilhadeira ainda é tímida”, afirma Flávia Porto, diretora de Recursos Humanos da Yara Brasil. “Temos a inclusão como um de nossos pilares e sentimos a necessidade de aumentar a representação feminina também em áreas operacionais e de produção de nossa empresa. Oferecer esse curso de capacitação técnica para mulheres é um passo importante para prepará-las para o mercado de trabalho”, completa.
Angelita de Souza Machado é operadora de empilhadeira na unidade misturadora de Porto Alegre, onde trabalha desde março de 2020. Ela já possuía experiência na função em outras empresas e foi contratada inicialmente como safrista: “A experiência de quase um ano de Yara é muito agregadora. Entrei para trabalhar na safra e, ao final dela, fui efetivada. Este curso é muito importante para aumentar a participação de mulheres na operação”, conta Angelita.
O curso terá duração total de nove horas. Interessadas deverão enviar e-mail, com cópia da CNH, para laura.luz@yara.com, com a expressão “CURSO EMPILHADEIRA” no assunto.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.