Releases corporativos

Yara promove cursos gratuitos de qualificação em manutenção industrial exclusivos para mulheres

fevereiro 01, 2022

Em parceria com o SENAI, iniciativa oferece 56 vagas em Santos e Cubatão, e tem inscrições abertas de 14 a 25 de fevereiro.

 

São Paulo, 10 de fevereiro de 2022 – Comprometida com a inclusão e a diversidade, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), inicia mais uma edição do Mulheres na Manutenção, programa que oferece qualificação profissional gratuita às mulheres, com o objetivo de incentivar e alavancar a presença feminina na área da manutenção industrial.

São no total 56 vagas, sendo 18 para o curso de Soldadora ao Arco Elétrico – TIG e 18 para o curso de Caldeireira-Montadora, ambos ministrados pelo SENAI, em Cubatão. As outras 20 vagas são para o curso de Instrumentista na unidade SENAI de Santos. “A equidade de gênero é um dos pilares estratégicos da Yara e colaborar com a formação dessas mulheres para que possam trabalhar com o que gostam, mas que por falta de oportunidade ou discriminação, nunca conseguiram é muito importante. Com o curso, elas ganham condições de competir de igual para igual por postos que antes eram majoritariamente ocupados por homens e, havendo vagas, estamos de portas abertas para recebê-las. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Paola Bernal, gerente do complexo industrial da Yara em Cubatão.

As inscrições ocorrem de 14 a 25 de fevereiro nas unidades de realização de cada curso. Para isso, é necessário apresentar cópias da Cédula de Identidade (RG); do Cadastro de Pessoa Física (CPF); do Comprovante de escolaridade; do Comprovante de Residência e o currículo atualizado. O processo de seleção será realizado em 11 de março, com aplicação de provas de português e matemática e, posteriormente, uma dinâmica online. Para participar é necessário ter acima de 18 anos, ensino médio concluído e estar desempregada.

Carolina Oliveira foi uma das participantes do Mulheres na Manutenção. Formada na turma do SENAI em 2021, ela encontrou no Complexo Industrial da Yara em Cubatão a oportunidade para exercer seus conhecimentos. “Realizar o curso foi muito gratificante e desde o início acreditei que o ensino era o caminho para retomar a minha trajetória profissional, atuando na área de manutenção que sempre gostei. Por isso, ter sido contratada pela Yara significou muito para mim, é mais um passo adiante na construção da minha carreira", afirmou Carolina, que hoje atua como caldeireira na companhia.

Em 2021, o Projeto Mulheres na Manutenção da Yara Brasil capacitou 56 mulheres nas áreas de elétrica, mecânica e solda, em Cubatão.

Confira o edital aqui.

Serviço:

SENAI Cubatão – Praça da Bíblia, 1 - Centro, Cubatão – SP
Inscrições d
e 14 a 25 de fevereiro

Caldeireira-Montadora
Carga Horária: 200 horas
Período: de 03/05/2022 a 29/07/2022
Horário: das 13:30 às 17:30
Dias: de terça a sexta-feira
Número de vagas: 18

Soldadora ao Arco Elétrico – TIG
Carga Horária: 208 horas
Período: de 03/05/2022 a 03/08/2022
Horário: das 7:40 às 11:40
Dias: de terça a sexta-feira
Número de vagas: 18

SENAI Santos

Av. Senador Feijó, 421 - Vila Nova, Santos – SP
Inscrições: De 14 a 25 de fevereiro

Instrumentista
Carga Horária: 280 horas
Período: de 02/05/2022 a 09/08/2022
Horário: das 7:45 às 11:45
Dias: de segunda a sexta-feira
Número de vagas: 20

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

 

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas - são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.