Características
abril 18, 2022

Cuidados nutricionais no plantio da cebola

De: Equipe Agronômica
Plantio de Cebola
Plantio de Cebola

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Entre março a novembro, acontece a produção de cebola no Brasil. Nesse período, as várias etapas da cultura são beneficiadas pelas temperaturas menores nas regiões produtoras. Por isso, o plantio concentra-se entre os meses de março e abril, época que o clima vai se adequando e em um encurtamento de fotoperíodo, ainda que seja suficientemente longo para o crescimento da cebola.

 

Cuidados no plantio

A adubação no plantio é um fator que reflete no resultado final da colheita. Para Bruno Dittrich, líder de cultivos da Yara, o produtor deve promover uma nutrição equilibrada na cebola. “A baixa dose de potássio no início do ciclo é recomendável pelo fato da cebola ter um sistema radicular muito sensível”, explica ele.

 

Além disso, durante o ciclo de desenvolvimento, é importante atentar-se à aplicação correta de nitrogênio, que deve ser aplicado majoritariamente na forma nítrica. Segundo Bruno, a dosagem e o manejo dos nutrientes boro, cálcio e potássio na cultura também devem ser adequados. “Esses nutrientes, quando aplicados corretamente, vão proporcionar bulbos de ótimo tamanho, melhor padrão comercial e uma qualidade pós-colheita que vai ajudar muito na comercialização da sua produção”, conta o especialista.

 

Alguns nutrientes, como o fósforo, devem ser utilizados não só no plantio, como na etapa da cobertura, devido à demanda nutricional mais tardia que a cebola possui. O líder de cultivos ainda ressalta que o cobre pode ser aplicado através de pulverizações foliares, a fim de proporcionar uma coloração apreciada pelo mercado do consumidor.

 

Perspectivas para a safra

Em 2022, o mercado da cebola deve se manter estável. “Pode ter uma leve redução de área nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e um leve aumento de área na região Sul do Brasil”, finaliza o especialista.