Características
março 04, 2022

Agricultura de precisão: entenda como utilizar esse sistema

De: Equipe Agronômica
Drone Sobrevoando Agricultura
Drone Sobrevoando Agricultura

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A aplicação da agricultura de precisão tem crescido consideravelmente no nosso país nos últimos anos. E segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), 29% dos produtores rurais que utilizam esse sistema de manejo alcançam aumento de produtividade. Apesar dos ganhos de produtividade serem bastante variáveis entre culturas e regiões do Brasil, entende-se que os ganhos podem ser ainda maiores dependendo do nível tecnológico já adotado em cada propriedade.

Então, se você quer melhorar os resultados das suas lavouras, otimizar os custos de produção, reduzir impactos ambientais e aumentar os lucros, vale a pena implementar essa forma inovadora de gestão na sua fazenda. 

Para auxiliar você, nós escrevemos este artigo. Nele, vamos explicar:

  • o que é agricultura de precisão;
  • para que serve a agricultura de precisão;
  • quais as vantagens de adotar a agricultura de precisão;
  • quais ferramentas são utilizadas na agricultura de precisão;
  • como implementar a agricultura de precisão.

O que é agricultura de precisão 

Também chamada de AP, a agricultura de precisão é um sistema de manejo que utiliza ferramentas e recursos de alta tecnologia para coletar e analisar dados de áreas rurais e, assim, otimizar a gestão da produção no campo. Em outras palavras, a agricultura de precisão é a alocação precisa de recursos, insumos e tarefas dentro da lavoura, onde o uso de ferramentas digitais pode potencializar os benefícios desse sistema.

Ao contrário dos modelos convencionais de gerenciamento agrícola, que tratam fazendas e lavouras como um território uniforme, com tipos de solo, relevo e clima iguais em toda a sua extensão, a agricultura de precisão compreende que cada talhão, ou até mesmo cada metro quadrado de um talhão, tem suas particularidades.

E, por isso, oferece formas de mapear e analisar cada área individualmente, para extrair os melhores resultados a cada safra, com redução de custos e maior sustentabilidade. 

Para que serve a agricultura de precisão 

Por coletar e analisar dados diretamente dos territórios rurais, os recursos tecnológicos utilizados na agricultura de precisão apoiam o produtor do campo em diversas das suas necessidades. Ao implementar esse sistema de gestão é possível realizar, de forma digital e com alto nível de exatidão, diversas ações, como:

  • interpretação de análises de solo;
  • controle de pragas;
  • mapas de irrigação;
  • gerenciamento da aplicação de fertilizantes e outros insumos;
  • automação de máquinas e processos. 

Para que serve a agricultura de precisão:

Para compreender melhor, considere o uso da agricultura de precisão na gestão da aplicação de fertilizantes. A tecnologia permite utilizar: 

  • imagens de satélite para monitoramento do desenvolvimento das lavouras, possibilitando a identificação de manchas nos talhões e zonas de manejo;
  • recomendações precisas de fertilizantes de acordo com a análise de solo e estimativa de produtividade das diferentes zonas de manejo;
  • equipamentos com GPS para aplicações de fertilizantes em taxa variada, ajustando as doses de acordo com a necessidade de cada área dos talhões e evitando sobreposição de faixas de aplicação. 

Dessa forma, a aplicação do insumo é otimizada, custos são reduzidos e a qualidade da produção é melhorada.

Quais as vantagens de adotar a agricultura de precisão 

O grande benefício de aderir ao sistema de manejo da agricultura de precisão é aumentar a eficácia produtiva das lavouras. Mas as vantagens desse modelo vão muito além disso. Com ele, o produtor do campo:

  • conhece melhor sua propriedade; 
  • reduz desperdícios de insumos;
  • faz uso mais racional de recursos naturais e financeiros;
  • otimiza a tomada de decisão;
  • minimiza os riscos ambientais da produção agrícola; 
  • aumenta sua margem de lucro;
  • cria um grande diferencial competitivo para a fazenda.

Quais ferramentas são utilizadas na agricultura de precisão 

A expansão da agricultura de precisão no manejo agrícola fez surgir o que tem sido chamado de “fazendas high-tech”: propriedades rurais que utilizam diversos recursos e ferramentas de alta tecnologia em seus processos. 

Para iniciar a implementação desse modelo de gestão, no entanto, não é preciso adotar o uso de todas as tecnologias ao mesmo tempo. Usar soluções como o AtFarm, site e app para smartphones da Yara Brasil, possibilita iniciar a agricultura de precisão de forma simples, com o mapeamento de todos os talhões de uma propriedade.

Vale saber também que algumas das ferramentas utilizadas nesse sistema de manejo são: 

  • tratores, adubadoras e pulverizadores com sistema GPS embarcado;
  • drones e satélites para captar imagens das áreas da fazenda;
  • sensores para monitoramento da necessidade de irrigação;
  • softwares e dispositivos móveis para monitoramento das áreas. 

Como implementar a agricultura de precisão 

Agora que você tem melhor entendimento do que é a agricultura de precisão e conhece suas vantagens, vale saber como utilizá-la em sua fazenda. 

As etapas de aplicação da agricultura de precisão 

A implementação desse sistema acontece em quatro fases: 

Coleta de dados 

Nessa fase é realizada a diagnose, com a identificação das características de cada área produtiva da propriedade.

Planejamento e gerenciamento 

Etapa de avaliação da variabilidade espacial e dos fatores de produção, com o objetivo de propor a melhor estratégia de gestão e criar os mapas de aplicação dos insumos em cada parte da lavoura.

Aplicação localizada de insumos

As etapas anteriores permitem que nessa fase seja feita a aplicação racional e precisa de insumos nas áreas agrícolas, considerando os dados e avaliações realizadas.

Avaliação dos resultados

Ao longo de cada safra é preciso avaliar os resultados das ações implementadas nas etapas anteriores, possibilitando os ajustes necessários para as safras seguintes, onde um novo ciclo destas 4 etapas deve ser iniciado.

Conhecendo o conceito básico da agricultura de precisão fica mais fácil entender que sua aplicação pode ser realizada em qualquer propriedade agrícola e as etapas apresentadas acima são um guia para usufruir das vantagens da agricultura de precisão. Com isto, esperamos que este conteúdo sobre agricultura de precisão tenha esclarecido suas dúvidas e apresentado insights sobre o tema. 

E se você quer começar a implementar esse modelo de gestão ou aperfeiçoá-lo na sua propriedade, conheça as soluções digitais da Yara Brasil e descubra como elas otimizam a produtividade e aumentam a qualidade nas suas lavouras.   

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades