Características
julho 26, 2021

Melão brasileiro: a safra principal da fruta vem aí

De: Equipe Agronômica
melões
melões

Clique no player abaixo e ouça o nosso artigo!

O segundo semestre representa o início do mercado do melão no nordeste. A safra principal acontece entre agosto e março na região Rio Grande do Norte/Ceará, que é a maior produtora da fruta no Brasil por conta das condições ambientais favoráveis durante o ano todo. É lá que existe um portfólio diverso do melão, como o amarelo, pele de sapo, cantaloupe, gália, orange, entre outros.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para melão

Quero comprar online

 

Mercado do melão

As produções são concentradas na entressafra europeia e tem como foco a exportação. Isso porque a Europa é a principal consumidora do melão brasileiro e apresenta grande importância para a cultura da fruta. Segundo a estimativa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), quase 80% da produção da região RN/CE é destinada ao mercado internacional.

 

Em 2020, a pandemia fez com que os produtores brasileiros se adequassem a uma nova rotina de funcionamento. Conforme Marcela Barbieri, pesquisadora de frutas do hortifruti do Cepea, houve uma pequena redução de área de produção por aqui, mas tudo seguiu como programado. “Quando se trata do mercado externo, até houve dificuldades de fechamento de contratos com importadores europeus logo no primeiro momento, mas isso foi contornado pela menor produção espanhola – maior produtor e exportador da Europa -, que fez com que houvesse espaço para uma boa entrada da fruta brasileira”.

 

Cuidados para uma boa produção

De acordo com Eduardo Saldanha, especialista da Yara, o melão tem uma demanda muito elevada por nutrientes minerais e, por isso, elementos como potássio e cálcio têm forte relação com a obtenção de frutos de alta qualidade. Ele pontua duas dicas para se ter um bom manejo dessa cultura:

Solo

Preparar o solo com a utilização de fertilizantes de plantio com aportes de fósforo, além de matéria orgânica no sulco de plantio.

Nutrição

Fazer um planejamento adequado de nutrição, que considere os aspectos qualitativos e quantitativos da fertirrigação, por meio da utilização de produtos fertilizantes de qualidade sob o ponto de vista de alta solubilidade e pureza.

 

A Yara pode ajudar nesses processos para colher frutas nutritivas e com qualidade elevada. Conheça nossas soluções e conte com a gente.