Características
março 16, 2022

Cultivo indoor — O que é e quais são as suas vantagens?

De: Equipe Agronômica
Homem com boné amarelo observando folha da Planta
Homem com boné amarelo observando folha da Planta

Você que trabalha no setor de agricultura, provavelmente já ouviu falar em cultivo indoor, certo? Mas, apesar de ser um método bastante falado, ainda existem muitas dúvidas sobre o que ele é, de fato, e quais são as suas vantagens.

Então, para entender melhor esse método de cultivo e conhecer com detalhes as vantagens dessa forma alternativa de plantio, continue a leitura do artigo!

O que é o cultivo indoor? 

O cultivo indoor, ou home growing, como também é conhecido, é um cultivo em um espaço fechado que utiliza luzes artificiais e temperaturas reguladas que criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento adequado das culturas.

Ele surgiu a partir da necessidade de algumas regiões de plantar em ambientes nos quais as condições climáticas não eram favoráveis para o crescimento e desenvolvimento das plantas, como lugares com:

  • baixa incidência de raios solares;
  • baixas temperaturas;
  • variação no nível de umidade da região.

Com o cultivo indoor, é possível manter um ambiente que permite controlar esses fatores de maneira adequada para as plantações sem depender dos fatores climáticos externos.

Quais são as vantagens do cultivo indoor?

O cultivo indoor possui algumas diferenças do cultivo outdoor. Elas são características que influenciam no crescimento e desenvolvimento saudável das plantas e oferecem vantagens que contribuem com a qualidade e produtividade do cultivo.

Confira, a seguir, quais são as três principais vantagens: 

1. Maior controle sobre as condições climáticas

Ao contrário da modalidade outdoor, o cultivo indoor permite que o responsável pela plantação tenha controle sobre alguns fatores climáticos, como:

  • temperatura: evita o calor ou o frio excessivo;
  • ventilação: evita chuvas fortes e rajadas de vento;
  • luminosidade: evita o excesso ou a escassez da incidência de raios solares .

Dessa forma, é possível garantir que as plantas recebam a quantidade necessária de cada um desses elementos para se desenvolverem da melhor maneira possível.

2. Diminuição e prevenção de pragas 

No cultivo indoor, o ambiente fechado proporciona uma exposição consideravelmente menor às pragas que são encontradas com grande frequência no modelo outdoor. 

Com isso, a qualidade dos alimentos produzidos também cresce.

3. Aumento no rendimento do plantio 

As duas vantagens citadas anteriormente são essenciais para garantir esse terceiro benefício do cultivo indoor.

Com um maior controle da temperatura, ventilação e luminosidade, as plantas recebem a quantidade necessária desses elementos. Além disso, o controle de pragas também contribui para aumentar a qualidade das plantas. Isso tudo faz com que seu desenvolvimento seja mais saudável e, consequentemente, promove um rendimento maior do plantio.

Gostou do artigo? Veja também como o monitoramento de cultivos através de imagens de satélite traz o aumento de produtividade e aplique em suas plantações para garantir os melhores resultados.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades