Características
março 09, 2022

Adubação – o que é, tipos e dicas para aplicação

De: Equipe Agronômica
Pessoa com Luva Plantando no Jardim
Pessoa com Luva Plantando no Jardim

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A fertilidade do solo é um fator extremamente importante para garantir a qualidade da produção de uma lavoura. E para garanti-la, é preciso entender o processo de adubação e investir na aplicação correta do adubo.

Existem diversas técnicas de adubação, o que pode causar dúvidas na hora da escolha da melhor opção para a sua plantação. Neste artigo, vamos mostrar as características de cada uma delas, quais são as suas vantagens e ainda daremos algumas dicas para realizar esse processo corretamente. Confira!

O que é adubação?

A adubação é um processo de construir ou repor a fertilidade do solo. Seu principal objetivo é garantir os nutrientes necessários para que as plantas do local se desenvolvam de maneira produtiva e com qualidade.

Quanto mais adequado o nível de nutrientes do solo estiver, maior será o crescimento saudável do plantio da área.  

Qual a importância da adubação para as culturas?

A adubação é um processo essencial para a agricultura. Ela é a responsável pela nutrição das plantas com os nutrientes necessários para um crescimento adequado. 

Isso tudo reflete diretamente na qualidade da produção e, consequentemente, na lucratividade do produtor.

Mas é preciso saber que existem vários tipos diferentes de adubos. Cada um conta com especificidades que atendem a necessidades diferentes, de acordo com cada cultura.

Quais são os tipos de adubação existentes?

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  1. orgânica;
  2. mineral;
  3. organomineral.

Conheça com mais detalhes cada um deles: 

1. Adubação orgânica

A adubação orgânica é muito utilizada pelos agricultores e tem em sua composição resíduos de origem vegetal e/ou animal. Existem diversos adubos que se encaixam nessa categoria e são bem conhecidos, dentre eles estão:

  • a compostagem;
  • o húmus de minhoca;
  • a adubação verde.

Além de fornecer nutrientes para o solo, os adubos orgânicos oferecem vantagens como:

  • deixar o solo mais saudável;
  • facilitar a absorção de água.

Porém, é preciso saber que esse tipo de adubação pode limitar o aporte de nutrientes mais do que as outras opções. Então, é importante considerar esse fator na hora da decisão.

2. Adubação mineral 

Os adubos minerais, ou inorgânicos como também são conhecidos, são compostos por elementos de extração mineral e/ou a partir de processos industriais. Entre seus componentes estão:

  • carbonatos;
  • cloretos;
  • fosfatos.

Diferente do tipo orgânico, esta opção conta com um processo de liberação de nutrientes mais rápido.

Além disso, uma vantagem que destaca bastante essa opção de adubação é que sua composição química é bem definida. Dessa forma, fica mais fácil entender qual a quantidade ideal de aplicação para solucionar as deficiências do solo.

3. Adubação organomineral  

O terceiro item da nossa lista é o adubo organomineral. Ele é resultado da combinação de adubos orgânicos com os adubos minerais, tornando o produto ainda mais enriquecedor para o solo.

Sua produção é dividida em duas etapas:

  1. primeiro, o composto orgânico é produzido por meio da decomposição de resíduos orgânicos, como misturas de alimentos ou esterco, por exemplo;
  2. em seguida, é realizado o balanceamento para que o adubo se torne ideal para atender às necessidades de uma cultura específica. Ele é feito por meio do enriquecimento do produto com nutrientes minerais industriais.

Dicas para fazer uma adubação adequada 

Existem algumas boas práticas que contribuem para que o processo seja realizado corretamente e alcance bons resultados. Confira quais são elas:

1. Análise do solo 

Faça uma análise do solo para entender qual o nível de fertilidade, identificar quais são os nutrientes que precisam ser inseridos no local e a quantidade ideal para garantir o crescimento saudável e produtivo das plantas. 

Esse estudo também ajudará você a definir qual o fertilizante mais adequado de acordo com as necessidades identificadas.

2. Escolha os produtos ideais 

Utilize bons produtos. De nada adianta entender quais são os nutrientes que o solo precisa, selecionar um tipo de adubo adequado, mas utilizar produtos de baixa qualidade.

3. Utilize a agricultura de precisão 

Faça uso da agricultura de precisão. Com ela você entenderá as características do solo de maneira precisa e eficiente e oferecerá doses mais assertivas de fertilizantes para a lavoura.

Yara Brasil 

Como você viu no artigo, além de conhecer os diferentes tipos de adubação existentes, é preciso investir em produtos confiáveis e de qualidade para garantir que o processo seja realizado da melhor maneira possível.

A Yara Brasil está aqui para te ajudar nessa tarefa. Nossos produtos são encontrados em um portfólio diversificado, com diferentes tipos e características que tem como objetivo atender às mais variadas necessidades dos agricultores.

Além disso, eles contam com diversos benefícios para você e sua produção:

  • alta rentabilidade;
  • maximização da produtividade;
  • equilíbrio, qualidade e eficiência nutricional;
  • uniformidade na distribuição.

Confira a nossa linha de produtos Premium. Lá você encontra diversas opções para escolher a mais adequada para suas culturas.

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades