Características
setembro 29, 2023

Inovações Tecnológicas no Campo: Transformações na Agricultura 4.0

De: Equipe Agronômica

As inovações no campo trazem muitos benefícios para a produtividade e a qualidade agrícola. Leia o artigo e entenda!


Inovações Tecnológicas no Campo: As Transformações na Agricultura 4.0
Inovações Tecnológicas no Campo: As Transformações na Agricultura 4.0

Os intensos avanços tecnológicos experimentados pela sociedade nas últimas décadas têm impactado profundamente as atividades agrícolas e se tornando cada vez mais essencial para enfrentar os dois principais desafios do setor atualmente: garantir a segurança alimentar de uma população mundial que cresce em progressão geométrica e alcançar altos padrões de sustentabilidade. 

Se a mecanização do campo, na época da revolução industrial, foi a grande responsável por possibilitar o início da produção de alimentos em grande escala, as inovações tecnológicas no campo que chegaram nos últimos anos configuram a agricultura 4.0. Elas têm em vista o aumento da produtividade, a otimização de processos, a tomada de decisões baseadas em dados e muito mais.

Leia este artigo para conhecer:

  • os principais benefícios das inovações tecnológicas no campo;
  • as principais inovações tecnológicas no campo dos últimos anos.

Principais benefícios das inovações tecnológicas no campo

Desde que usadas de forma estratégica e adequada, as inovações tecnológicas no campo causam impactos positivos em todas as etapas da atividade agrícola, o que vai desde a preparação do solo até a colheita e o armazenamento dos produtos. Com isso, são diversos os benefícios percebidos pelo setor. 

Confira os principais:

Aumento da produtividade

As inovações tecnológicas no campo permitem aos produtores rurais alcançar taxas muito maiores de eficiência e produtividade. Além disso, tecnologias de sensores de monitoramento são capazes de oferecer dados extremamente precisos e atualizados sobre o estado real das culturas, que vão desde análise da umidade do solo até a saúde das plantas, o que permite a tomada de decisões rápidas e assertivas. 

Um ajuste no nível de irrigação, por exemplo, no momento certo, pode salvar uma produção que poderia ser perdida sem uma informação de que há problema na umidade. 

Melhora da qualidade do produto final

Inovações Tecnológicas no Campo: Melhor Qualidade do Produto Final

A tomada de decisões rápidas e estratégicas, bem como o uso dos insumos corretos na época correta além de trazer aumento da produtividade no campo, impactam também na melhoria da qualidade dos produtos finais. Isso acontece porque o controle mais rigoroso das práticas agrícolas e a utilização de técnicas avançadas de colheita e processamento ajudam a garantir que os produtos cheguem aos consumidores com alto padrão de qualidade e segurança.

Aumento da lucratividade

O investimento nas inovações tecnológicas no campo costuma ser alto no início, mas com uma boa gestão agrícola é possível perceber que elas trazem retorno muito rapidamente.

Além de aumentar a qualidade dos produtos, possibilitando o aumento de seu valor de mercado, o aumento da produtividade e a economia com a mão-de-obra e com a utilização mais precisa dos recursos também refletem diretamente na redução dos custos de produção.

Sustentabilidade ambiental

Não menos importante, as tecnologias agrícolas oferecem muito mais oportunidades para a agricultura se tornar mais sustentável e alinhada aos princípios do ESG no agronegócio.

Contar com máquinas capazes de gerenciar de forma mais eficiente a utilização de recursos possibilita muito mais economia de água, combustíveis  e energia. A aplicação precisa dos tipos de fertilizantes e defensivos, por sua vez, evita o excesso desses produtos nos solos e a lixiviação para os corpos d’água, evitando contaminações e se tornando manejos positivos para a natureza.

Conheça as principais inovações tecnológicas no campo nos últimos anos

O uso da robótica e de tecnologias que possibilitam a agricultura de precisão estão entre as principais inovações tecnológicas no campo. Entenda:

Drones na agricultura

Inovações Tecnológicas no Campo: Drone

O papel dos drones na agricultura é extremamente vasto. Essas pequenas máquinas têm se mostrado grandes aliadas dos produtores agrícolas, sendo capazes de cumprir papéis que vão desde o monitoramento até a pulverização de insumos de forma automatizada e controlada remotamente.

Inteligência de dados

Vivemos na era dos dados e a atividade agrícola tem muito a se beneficiar disso. O chamado “big data” está no cerne das inovações tecnológicas no campo, buscando possibilitar o registro e a utilização cada vez mais estratégica dos dados, visando a tomada de decisões mais rápidas, embasadas e eficientes.

Ferramentas de agricultura de precisão

As ferramentas de agricultura de precisão possibilitam ao produtor reconhecer toda a sua área de cultivo de maneira mais completa. Dessa forma, pode-se aumentar o rendimento, otimizar os insumos, aumentar a lucratividade e agir de maneira mais sustentável.

“As evoluções estão acontecendo de forma rápida, graças à maior capacidade de processamento de dados, e isso favorece muito essa evolução, além de deixar essas tecnologias mais acessíveis. O próprio smartphone é uma evolução que ajuda muito no campo. Hoje, por exemplo, o agricultor pode compartilhar facilmente fotos e vídeos para demonstrar os problemas que são observados em suas lavouras para obter uma recomendação junto a um especialista. Isso, há pouco tempo, não existia”, comenta Danilo Almeida, Especialista em Pesquisa e Inovação na Yara Brasil.

Conheça soluções digitais da Yara Brasil para o campo

Inovação está no DNA da Yara Brasil que, além da excelência na fabricação de fertilizantes, oferece também soluções digitais voltadas para a otimização e o aumento da qualidade das culturas.

Atfarm

Atfarm é a ferramenta desenvolvida pela Yara Brasil para agricultura de precisão, com site e aplicativo para smartphones, que podem ser usados de qualquer lugar para monitorar a variabilidade da biomassa das culturas através de imagens de satélite que são frequentemente atualizadas.

Além disso, os agricultores também podem criar mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, que podem ser exportados e carregados diretamente no maquinário.

CheckIT

As inovações também estão na tecnologia da informação e big data, com lançamento de softwares e aplicativos para auxiliar o produtor rural. O CheckIT é um aplicativo que ajuda os agricultores a identificar e corrigir deficiências de nutrientes nas culturas. 

Os usuários podem consultar fotos de deficiências em alta definição, filtrando por sintomas, localização do sintoma na cultura, ou por causa suspeita do sintoma. Quando a causa da deficiência é selecionada, o aplicativo disponibiliza, então, informações sobre como a deficiência afeta esta cultura, e quais fatores favorecem a ocorrência de deficiências. 

O sistema ainda indica quais produtos permitem o tratamento preventivo para a safra seguinte.

Sistema de Recomendação de Nutrição

Sistema de Recomendação de Nutrição da Yara Brasil também é uma evolução tecnológica e está em constante evolução. Ele facilita a interpretação de análise de solo e recomenda, de forma rápida, uma nutrição personalizada.

Funciona assim: o produtor responde um formulário, junto com a análise de solo da sua lavoura. Através de um software desenvolvido pela Yara, o time cria uma recomendação personalizada de nutrição para aquele talhão específico. Tudo isso gratuitamente. 

Dessa forma, o produtor pode adubar de forma muito mais precisa e eficiente, aumentando sua produtividade e, consequentemente, seu faturamento.

Para mais informações sobre essas e outras inovações tecnológicas no campo desenvolvidas pela Yara Brasil, acesse a nossa página de soluções digitais!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades

Confira também os webinars exclusivos sobre agricultura de precisão