Características
agosto 11, 2023

ESG no agronegócio: sua cadeia de produção já está em conformidade?

De: Equipe Desenvolvimento de Negócios & Sustentabilidade

O ESG no agronegócio é fundamental para a produção agrícola sustentável. Leia o artigo para entender seus pilares e descobrir se a sua cadeia de produção está próxima a esses padrões.


ESG no Agronegócio: sua cadeia de produção já está em conformidade com essa agenda?
ESG no Agronegócio: sua cadeia de produção já está em conformidade com essa agenda?

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A discussão sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental vem ganhando força nos últimos anos e impactando os mais diversos setores da sociedade. Nesse contexto, surge o conceito ESG, cuja sigla corresponde ao termo em inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa).

Leia este artigo para entender:

  • o que é ESG;
  • a importância do ESG no agronegócio;
  • as principais práticas alinhadas ao ESG no agronegócio.

O que é ESG

O conceito do ESG se refere a um conjunto de critérios e indicadores utilizados para avaliar o desempenho de uma organização em relação às questões ambientais, sociais e de governança corporativa, que são avaliadas da seguinte maneira:

Questões ambientais

Referem-se ao impacto das atividades e/ou produtos de uma empresa sobre o meio ambiente. Inclui pontos como:

  • emissões de gases do efeito estufa;
  • gestão de resíduos;
  • utilização responsável de recursos naturais;
  • eficiência energética;
  • conservação da biodiversidade.

Questões sociais

Esse ponto diz respeito à relação de uma  empresa com seus funcionários, fornecedores, clientes, comunidade local e sociedade em geral. Envolve aspectos como:

  • cuidados com a saúde e segurança dos funcionários durante a realização de suas atividades;
  • respeito aos direitos humanos;
  • práticas de diversidade e inclusão;
  • colaboração com o desenvolvimento das localidades onde está presente;
  • impacto da empresa na comunidade local;
  • relações com os consumidores e fornecedores.

Governança

Por fim, o âmbito da governança refere-se às práticas corporativas adotadas pela empresa, o que inclui, entre outros, os seguintes aspectos:

  • estrutura hierárquica;
  • transparência das operações;
  • ética nos negócios;
  • gestão de riscos.

A importância do ESG no agronegócio

Pensar em ESG tem se tornado aliado das empresas de diversas áreas e cada vez mais relevante para atrair investidores. No Agronegócio não é diferente, especialmente se olharmos para os desafios enfrentados pelo setor como: pressão pelo aumento da produtividade para garantir segurança alimentar aos 8 bilhões de pessoas do mundo, que divide espaço com a necessidade de conservar os recursos naturais e minimizar os impactos ambientais negativos.

Pensar no desenvolvimento sustentável do agronegócio requer uma abordagem integral, que considere não apenas a produtividade e a rentabilidade, mas também todo o impacto decorrente de suas operações.

A adoção de práticas de ESG no agronegócio, portanto, é fundamental — e é importante lembrar que elas trazem benefícios também para as empresas, que podem melhorar sua reputação, atrair investimentos e minimizar riscos.

Principais práticas do ESG no agronegócio

Conheça as estratégias mais importantes de ESG no agronegócio para serem implementadas:

Gestão sustentável dos recursos naturais

O uso  responsável dos recursos naturais é um dos pilares mais importantes das práticas de ESG no agronegócio, porque eles são finitos e as previsões de crescimento populacional continuam altíssimas. 

Essa estratégia envolve a implementação de técnicas agrícolas que reduzem o impacto ambiental, como a utilização de métodos de conservação do solo, a gestão eficiente do uso de água, o manejo integrado de pragas e doenças e a preservação da biodiversidade. 

Eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa

A busca pela eficiência energética em paralelo à redução das emissões de gases do efeito estufa é outra demanda importantíssima do ESG no agronegócio. 

A estratégia pode ser implementada por meio da adoção de práticas que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, por exemplo práticas relacionadas à Agricultura Regenerativa, como o plantio direto, práticas conservacionistas, rotação de culturas, sistemas integração lavoura e pecuária (ILP) e integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), manejo eficiente de nutrientes e fertilizantes com baixa pegada de carbono, manejo integrado de pragas e doenças, uso de tipos de irrigação mais eficientes. 

O uso de tecnologias inovadoras e práticas que reduzem o consumo de energia ou a utilização de energias renováveis nas operações agrícolas também são importantes para aumento da eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Responsabilidade social e trabalhista

Embora a pauta da sustentabilidade acabe muito mais relacionada à proteção ao meio ambiente, as letras S e G da sigla não devem ser esquecidas e as práticas também devem se concentrar no aspecto social do agronegócio com a mesma importância

A valorização dos trabalhadores rurais e o respeito aos direitos humanos no campo são fundamentais. Esses, por sua vez, envolvem o cumprimento das normas trabalhistas, o combate ao trabalho infantil e à escravidão, a garantia a condições seguras de trabalho e a implementação de programas de capacitação e desenvolvimento.

Integração com as comunidades locais

O respeito e o engajamento das comunidades locais é outra prática muito importante do ESG no agronegócio. Isso implica em estabelecer diálogos com os moradores da região, ouvindo suas demandas e contribuindo diretamente para o desenvolvimento local. 

Proteção dos ecossistemas e utilização responsável dos fertilizantes agrícolas

Os fertilizantes agrícolas são indispensáveis para o bom desenvolvimento das plantas e, por isso, sua administração responsável é essencial para garantir a segurança alimentar da população mundial. 

Para que isso seja feito de acordo com os ideais do ESG, é importante pensar no papel da fertilização na sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades agrícolas. É necessária a utilização  apenas de produtos de altíssima qualidade, com eficiência agronômica comprovada e que causem o menor impacto possível à natureza. Além disso, os fertilizantes são importantes para a produtividade, a prosperidade e desenvolvimento econômico dos produtores rurais e de todas as pessoas que vivem no campo.

Confira o nosso artigo sobre tipos de fertilizantes para ter acesso a uma lista de adubos inovadores e de qualidade comprovada para os mais diversos tipos de culturas agrícolas.

Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes