Características
dezembro 19, 2022

O que é agricultura 4.0?

De: Equipe Agronômica

Com a agricultura 4.0 é possível ter muito mais produtividade e escala no agronegócio. Saiba mais!


Vista aérea de lavoura com símbolos digitais
Vista aérea de lavoura com símbolos digitais

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Drones, softwares de tomada de decisão e geoprocessamento são coisas que nunca passariam pela cabeça de quem viveu a primeira revolução agrícola. 

A agricultura atualmente não é nem um pouco parecida com as plantações daquela época, tudo graças às inovações tecnológicas que surgiram ao longo dos anos. O resultado de todas essas mudanças: a agricultura 4.0. 

O agronegócio vive um momento histórico. O digital vem ganhando cada vez mais protagonismo no setor com objetivo de garantir mais escala e produtividade. Continue a leitura do artigo para entender melhor esse processo, bem como os seus benefícios.

 

O que é agricultura 4.0?

A agricultura 4.0 é um conceito que diz respeito à modernização que vem ocorrendo no setor. Foi inspirado pelo termo indústria 4.0, cunhado em 2011 na Alemanha, ano em que houve um grande incentivo do governo para promover a informatização das atividades manufatureiras. 

O agronegócio percebeu que esse processo solucionaria uma série de problemas, trazendo mais inteligência e estratégia à cadeia produtiva. A quarta revolução da agricultura é marcada por:

  • coleta e análise de dados;
  • inteligência artificial;
  • conexão 5G;
  • robôs;
  • colheitadeiras com sensores;
  • tratores autônomos;
  • drones;
  • soluções para aplicação correta de fertilizantes;
  • muitas outras inovações.

 

Benefícios da agricultura 4.0 para a produtividade no campo

O uso de toda essa tecnologia na agricultura garante maior produtividade no campo de forma sustentável, permitindo a escala do negócio. E isso ocorre de várias formas. 

Os primeiros produtores rurais nunca imaginariam a existência de um drone, mas com certeza já quiseram poder ver a região plantada por inteiro para planejar os talhões de forma mais eficiente.

Essas tecnologias também proporcionam um monitoramento mais eficiente da área, o que garante uma tomada de decisão inteligente e baseada em dados por meio de softwares que tratam e analisam as informações de plantações anteriores ou em tempo real.

Tratores e colheitadeiras que contam com sistemas de geolocalização também fornecem informações mais precisas sobre os talhões, impulsionando a produtividade.

Os sistemas de irrigação agora contam com sensores que entendem a quantidade de água necessária, a fim de fornecer apenas a dose ideal, evitando desperdício e prejuízos à cultura.

Com as inovações da agricultura 4.0 também é possível garantir a nutrição correta das lavouras por meio de softwares que ajudam nesse processo. Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira também o artigo que fala sobre agricultura digital!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades