Características
setembro 28, 2022

Agricultura digital: o que é e vantagens

De: Equipe Agronômica

As soluções da agricultura digital estão elevando a produtividade a novos patamares sem abrir mão da sustentabilidade. Conheça as principais ferramentas.


Agricultura Digital: O Que é e Vantagens
Agricultura Digital: O Que é e Vantagens

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Assim como ocorre em outros segmentos da economia, o uso da tecnologia nas atividades agrícolas favorece a sustentabilidade e reduz desperdícios. Um estudo realizado pela Embrapa em 2020 mostrou que 84% dos agricultores brasileiros já usam ao menos uma ferramenta de agricultura digital.

 

Neste artigo, você vai saber mais sobre esse conceito e suas vantagens. Além disso, listamos as principais ferramentas para ter os melhores resultados. Confira! 

O que é agricultura digital? 

A agricultura digital é a adoção de soluções tecnológicas para aumentar a eficiência de determinadas tarefas. Por meio da integração de sistemas e ferramentas, ela otimiza a aplicação de recursos com base na coleta e análise de dados para aumentar a rentabilidade.

Quais são as vantagens da agricultura digital

Os avanços tecnológicos das últimas décadas deram origem à chamada agricultura digital, que dá um alto nível de autonomia ao produtor rural e traz os seguintes benefícios:

Mais produtividade e custos reduzidos 

Com equipamentos integrados e um sistema de gestão especializado, o produtor pode otimizar várias etapas do trabalho. O uso de ferramentas de monitoramento permite obter dados precisos sobre a área trabalhada, o maquinário e outros implementos. 

 

Além disso, o conhecimento proporcionado pela agricultura digital faz com que a aplicação de fertilizantes nitrogenados seja executada de forma certeira, de acordo com as necessidades da lavoura. Além do aumento da eficiência no uso de fertilizantes, outra consequência imediata desse tipo de trabalho é a otimização da rentabilidade. 

Crescimento com eficiência e qualidade

Ao entregar mais resultados com menos recursos, a agricultura digital colhe os frutos da eficiência operacional. A padronização em etapas cruciais do processo produtivo facilita a implementação de um ciclo de melhoria contínua que agrega cada vez mais valor ao produto final ao longo do tempo.

Quais ferramentas adotar na agricultura digital?

GPS 

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) pode automatizar o uso de máquinas agrícolas por meio do mapeamento da lavoura. Além disso, ele contribui no levantamento de dados sobre:

  • distribuição de fungicidas;
  • amostragem de solo;
  • aplicação de produtos em geral.

Dessa forma, o sistema reduz a sobreposição de insumos e torna os processos do dia a dia mais ágeis. 

Sensores de campo

Os sensores de campo captam dados sobre a temperatura do ar e do solo, níveis de condutividade elétrica e umidade, presença de pragas e topografia da fazenda. Todas essas informações ajudam a identificar problemas com rapidez e agir de forma preventiva para assegurar a qualidade da lavoura. 

Drones 

Utilizados em conjunto com o GPS em um sistema de georreferenciamento, os drones facilitam o mapeamento das condições do campo ao coletar imagens aéreas que revelam áreas de baixo desenvolvimento, falhas de plantio e presença de pragas. 

Imagens de satélite

O levantamento de imagens coletadas com a ajuda de satélites permite identificar anomalias na plantação e no solo. A combinação entre eles contribui para a alta performance na agricultura digital.

Estações meteorológicas 

As estações meteorológicas são fundamentais para o planejamento do plantio, pois ajudam a antecipar condições climáticas não ideais para determinadas culturas. Assim, o produtor evita situações de risco que poderiam levar à perda da lavoura. 

Plataformas de agricultura digital 

As plataformas de agricultura digital podem reunir dados coletados por todas as ferramentas mencionadas anteriormente em uma interface que apresenta as informações de forma intuitiva. Assim, os profissionais responsáveis pela gestão têm uma visão abrangente do ciclo produtivo, incluindo:

  • dados de fertilidade do solo;
  • mapas de aplicação;
  • monitoramento climático;
  • monitoramento da biomassa através de índices vegetativos.

Tudo isso ajuda a obter recomendações sobre a melhor maneira de aplicar recursos em busca de produtividade e rentabilidade.

Conheça as soluções digitais Yara

Com o objetivo de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de décadas de atuação no mundo inteiro, a Yara desenvolveu soluções de agricultura digital para ajudar o produtor a otimizar o trabalho no dia a dia.

Atfarm

O Atfarm é sua porta de entrada para a agricultura de precisão. Com ele, você monitora suas culturas com imagens via satélite e disponibiliza mapas de aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável. Tudo isso em uma interface simples e intuitiva. 

Confira o depoimento de um cliente Yara sobre o uso do Atfarm

Sistema de Recomendações de Nutrição Yara

O Sistema de Recomendações de Nutrição Yara oferece soluções personalizadas com base em análises de solo  para que você explore todo seu potencial de solução.

Tankmix

O Tankmix é um banco de dados online e gratuito que disponibiliza resultados de diversos testes de misturas para programas de pulverização. Com ele, você terá recomendações confiáveis para o uso adequado de nossos produtos.

Yara CheckIT

YaraCheckIT é um aplicativo com um vasto acervo de fotos para ajudar você a identificar deficiências nutricionais na sua lavoura. Além disso, ele traz recomendações sobre a melhor forma de tratá-las e preveni-las. 

Yara Farm 360°

O Yara Farm 360° traz uma experiência de imersão e visualização dos principais benefícios da nutrição com o portfólio Yara com imagens realistas. Ele pode ser usado no seu smartphone e fica ainda melhor com um óculos de realidade virtual. 

 

Quer saber mais? Conheça todas as soluções de agricultura digital da Yara e leve a tecnologia para sua lavoura! 

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades