Características
agosto 09, 2022

Fertilizantes nitrogenados: Conheça os benefícios

De: Equipe Agronômica

Conheça os benefícios dos fertilizantes nitrogenados


Benefícios dos fertilizantes nitrogenados
Benefícios dos fertilizantes nitrogenados

Fertilizantes nitrogenados: Conheça os benefícios

 

O uso de fertilizantes nitrogenados na agricultura é bastante comum. Afinal, o nitrogênio é um dos macronutrientes primários (NPK) em nutrição vegetal. Esse nutriente é absorvido em alta quantidade pelas plantas, justamente pela contribuição em seu crescimento e desenvolvimento, e precisa ser fornecido na adubação para garantir a produtividade nas lavouras.

Quer entender mais sobre esse tipo de fertilizante e conhecer os benefícios que ele oferece para as plantações? Continue a leitura!

 

O que são fertilizantes nitrogenados?

Os fertilizantes nitrogenados, assim como o nome sugere, são produtos ricos em nitrogênio (N) e sua matéria básica é a amônia (NH3). Assim como os fosfatados (P) e potássicos (K), eles também são considerados fertilizantes minerais, que são aqueles que contêm nutrientes fundamentais para o desenvolvimento das plantas, como:

  • NPK: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K);
  • Cálcio (Ca);
  • Magnésio (Mg);
  • Enxofre (S);
  • micronutrientes Boro (B), Manganês (Mn) etc.

 

Benefícios dos fertilizantes nitrogenados

Os fertilizantes têm um papel extremamente importante na agricultura. É por meio deles que as mais variadas culturas conseguem se desenvolver de maneira saudável e proporcionar colheitas produtivas e lucrativas para os agricultores.

E como vimos anteriormente, os fertilizantes ricos em Nitrogênio são os responsáveis por garantir as quantidades adequadas de Nitrogênio para a adequada nutrição das plantas.

 

Veja mais detalhes sobre os benefícios deste produto:

1. Contribui para a coloração verde-escura das folhas

Esses tipos de fertilizantes são aliados da coloração verde-escura das folhas. Afinal, a quantidade adequada desse nutriente evita que os níveis de clorofila sejam baixos, consequentemente, impedindo o aparecimento de tonalidades amareladas nas folhas. Então lembre-se: o nitrogênio faz parte da molécula de clorofila das plantas.

 

2. Ajuda no crescimento das plantas

O Nitrogênio, elemento indispensável para as plantas, tem um papel importante no desenvolvimento e crescimento rápido e saudável para as mais diversas culturas. 

Além de desenvolver a parte aérea das plantas (folhas, ramos, etc), também contribui para aumentar o sistema radicular das plantas, fazendo com que elas absorvam uma quantidade adequada de água e nutrientes presentes na água do solo.

 

3. Proporciona mais produtividade

Como consequência dos dois tópicos citados acima, a terceira vantagem desse tipo de fertilizante é o alto nível de produtividade que ele oferece.

Com plantações que contam com um crescimento forte e saudável e culturas com folhas verde-escuras e de alta qualidade, o agricultor consegue alcançar resultados positivos em relação às colheitas. É indispensável lembrar que toda a proteína vegetal contém nitrogênio. Ou seja, alimentos mais nutritivos são produzidos com fornecimento adequado do nutriente nitrogênio.

 

E para você, agricultor que está em busca de soluções para melhorar ainda mais a qualidade das suas culturas, precisa conhecer os fertilizantes nitrogenados da Yara Brasil. Com eles você tem opções para selecionar o melhor produto de acordo com as características e necessidades das plantações.

 

Produtos com Nitrogênio (N) enriquecidos com cálcio, magnésio, enxofre e/ou micronutrientes, bem como fertilizantes NPK com altos teores de nitrogênio no mesmo grânulo.

 

As linhas YaraBela, YaraVera, YaraLiva, YaraMila e YaraTera contam com alta rentabilidade e rendimento e equilíbrio nutricional. 

 

Gostou do artigo? Então conheça também outros tipos de fertilizantes e garanta mais produtividade em sua agricultura.

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades