Características
dezembro 21, 2022

Ureia agrícola x nitrato de amônio: qual é melhor?

De: Equipe Agronômica

Confira o artigo para descobrir qual é a melhor fonte de nitrogênio para as suas culturas: a ureia agrícola ou o nitrato de amônio.


Grânulos brancos de fertilizante
Grânulos brancos de fertilizante

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

A busca pelo melhor programa nutricional deve sempre ser uma prioridade para qualquer produtor rural. Apenas assim, é possível alcançar a máxima produtividade com as culturas e obter a melhor lucratividade.

Com isso, é importante questionar se os produtos que você está utilizando estão, de fato, trazendo os melhores resultados. Portanto, vamos falar sobre fertilizantes nitrogenados e as suas formas de nitrogênio: ureia agrícola ou nitrato. Qual é melhor para a sua plantação? Continue a leitura para descobrir!

 

O que é ureia agrícola?

A ureia agrícola é um fertilizante mineral sólido rico em nitrogênio — tipicamente com 46% de nitrogênio amídico de concentração. 

É uma fonte que libera o nitrogênio 100% na forma amoniacal para as plantas após sua aplicação. Ele tem bastante relevância na agricultura por causa do seu baixo custo de produção, transporte e armazenamento. Além disso, se mistura facilmente com outros adubos por estar na forma de grânulos.

 

O que é nitrato de amônio?

O nitrato de amônio é uma das principais fontes nítricas de adubos e fertilizantes nitrogenados na agricultura. Ele contém em geral, 34% de nitrogênio em sua composição, 50% na forma amoniacal e 50% na forma nítrica. Também na forma granulada.

 

É melhor fazer adubação com ureia agrícola ou nitrato de amônio?

À primeira vista, a ureia agrícola pode parecer a melhor opção para realizar a adubação das suas culturas. 

Contudo, por mais que ela tenha maior teor de nitrogênio, essa fonte nutricional é bastante suscetível à volatilização, ou seja, no solo ela tende a se transformar em amônia, um gás que que se perde para a atmosfera e contribui para aumentar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Além de liberar gás carbônico de sua composição também para a atmosfera.

Com isso, o produtor rural investe em um produto que pode não fazer efeito desejado, principalmente quando aplicado em solo úmido e com restos vegetais na superfície do solo, onde as perdas por volatilização de amônia são mais altas e, o desenvolvimento das plantas e produtividade são prejudicados. 

Por outro lado, o nitrato de amônio já conta com o nitrogênio na forma que as plantas absorvem: nitrato e amônio. Sendo assim, as perdas por volatilização de amônia são muito baixas em comparação às adubações com ureia, e então as plantas aproveitam melhor a adubação nitrogenada com fertilizantes a base de nitrato em cultivos sem alagamento, como no caso do arroz irrigado por inundação.

Por conter nitrogênio nítrico e amoniacal — formas absorvidas diretamente pela planta — esses fertilizantes são sustentáveis, já que não emitem gás carbônico após sua aplicação como a ureia, que é um gás de efeito estufa.

Além disso, utilizados na dose certa, quantidade, época certa e local correto, além de respeitando-se o seu uso em solos não alagados, as baixíssimas perdas de amônia, aumenta o aproveitamento do nitrogênio pelas culturas. 

Uma escolha sustentável para o planeta, principalmente quando são consideradas as emissões de gases de efeito estufa durante a produção destes fertilizantes nas fábricas.

A Yara conta com duas linhas de produtos com nitrato de amônio:

Acesse a loja virtual da Yara para ter acesso ao melhor programa nutricional e maximizar a produtividade das lavouras!

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades