Características
outubro 07, 2022

Fertilizantes químicos: o que são, tipos e funções

De: Equipe Agronômica

O uso de fertilizantes químicos nas lavouras é essencial para garantir o rendimento das suas culturas. Saiba mais!


Fertilizantes Químicos: O que são, tipos e para que servem
Fertilizantes Químicos: O que são, tipos e para que servem

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

Todas as plantas precisam receber os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento em cada etapa do ciclo de vida. Elas absorvem o que precisam do solo, contudo, nem sempre existe a disponibilidade de todas as substâncias. E é aí que entram os fertilizantes químicos. 

Sem um programa nutricional adequado, as lavouras não alcançam o rendimento que poderiam ter e, ainda, podem demonstrar sintomas de deficiência, como folhas amareladas. Tem dúvidas sobre esse assunto? Então continue a leitura do artigo para aprender:

  • o que são fertilizantes químicos;
  • quais são os seus tipos;
  • a importância do uso dos fertilizantes;
  • modos de aplicação dos fertilizantes.

 

O que são os fertilizantes químicos?

Fertilizantes químicos são substâncias que fornecem às plantas um ou mais nutrientes dos quais elas precisam para crescer de forma saudável e produzir frutos. 

Eles são uma peça-chave no manejo nutricional das culturas agrícolas, podendo incrementar a fertilidade do solo e ajudar, inclusive, a minimizar danos causados por agentes fitopatogênicos.

 

Tipos de fertilizantes químicos

Existem três tipos de fertilizantes químicos: minerais, orgânicos ou, ainda, organominerais. Você pode encontrá-los no formato sólido, líquido ou quelato — o metal é protegido por uma estrutura quelatada que minimiza a precipitação, indesejada, a adsorção no solo ou a reação com outros fertilizantes ou defensivos agrícolas.

Vamos entrar em detalhes sobre os tipos de fertilizantes:

Fertilizantes minerais

Os fertilizantes minerais são oriundos de rochas, solos ou minas, mas passam por transformações químicas antes de estarem prontos para uso. Eles podem ser assimilados diretamente pelas plantas ou sofrer alguma alteração no solo antes de serem absorvidos.

Essas substâncias são classificadas de acordo com a sua composição, levando em conta o nutriente que existe em maior abundância. Alguns exemplos são:

  • fertilizantes nitrogenados: ricos em nitrogênio;
  • fertilizantes potássicos: ricos em potássio;
  • fertilizantes fosfatados: ricos em fosfato;
  • fertilizantes mistos: mais de um nutriente predominante;
  • fertilizantes corretivos: são calcários para o solo a fim de corrigir a acidez.

Fertilizantes orgânicos

Já os adubos e fertilizantes orgânicos são produzidos a partir de restos animais ou vegetais. Os nutrientes presentes nessa matéria precisam passar pelo processo de decomposição e mineralização para que as plantas consigam absorvê-los. Falando nisso, a assimilação dessas substâncias costuma ser mais lenta quando comparada à dos fertilizantes minerais.

Essas substâncias trazem vários benefícios para as lavouras, dentre eles, a promoção do desenvolvimento da microbiota do solo, promovendo uma melhora das suas características físicas e químicas. 

 

Qual é a importância do uso de fertilizantes?

Os fertilizantes químicos têm um papel fundamental no desenvolvimento e na produtividade das plantas. Afinal, o solo por si só não é capaz de suprir as necessidades nutricionais de uma lavoura.

Em seu estado natural, os solos não cultivados carecem de alguns nutrientes ou são quimicamente ricos, mas os retêm em formas ou estados que as plantas não conseguem utilizar. Além disso, a cada colheita, uma proporção desses nutrientes é removida e exportada com a produção agrícola, de modo que é necessário repô-los com fertilizantes.

A chave é obter o equilíbrio certo e manter um nível de nutrientes no solo que mantenha nossas culturas sem a necessidade de fazer aplicações de fertilizantes em excesso, já que esse cenário também é prejudicial para o desenvolvimento das plantas.

Em poucas palavras, o uso de fertilizantes é importante porque:

  • fornece nutrientes que não estão disponíveis no solo;
  • repõe nutrientes removidos na colheita;
  • equilibra os nutrientes para obter uma melhor qualidade e uma maior produtividade das culturas agrícolas.

 

Modos de aplicação dos fertilizantes

Os fertilizantes podem ser aplicados de diferentes formas, mas todas precisam ser bastante precisas para atingirem a zona de absorção, antes ou na época em que a cultura necessitar desses nutrientes.

Confira como aplicar fertilizantes para plantas:

Aplicação a lanço

Técnica utilizada na maioria dos fertilizantes sólidos. Eles são lançados sobre o solo descoberto, em cima ou ao longo da cultura em crescimento.

Aplicação por linhas ou injeção

Coloca-se o fertilizante em uma linha concentrada na área com solo úmido, ao lado e abaixo das sementes, e também no momento do plantio, garantindo que os nutrientes estarão disponíveis assim que forem necessários.

Aplicações foliares

Nesta técnica, o fertilizante é aplicado sobre a folha. Esse processo deve ser realizado com precisão para atingir a parte desejada da planta.

Fertirrigação

A fertirrigação consiste na aplicação combinada de água e nutrientes (fertilizante) em uma planta. Ela pode ser adaptada a todos os tipos de cultura, mas sua aplicação é mais comum em cultivos de hortaliças e frutas do que em culturas extensivas.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Então confira também o artigo com dicas para adubação

Confira nosso portfólio completo de fertilizantes

Siga a Yara nas redes sociais para saber das novidades